Coordenação Pedagógica de EaD da UFRN promove webinar sobre a educação em tempos de pandemia - Sedis

8 de setembro de 2020

Nos eventos acadêmicos, o termo webinar, originário da língua inglesa (web based seminar), tem sido muito utilizado ultimamente. O “seminário baseado na web” é uma estratégia educacional que tem se mostrado eficaz no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Pensando nisso, a Coordenação Pedagógica de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoverá, a partir do dia 16 de setembro de 2020, a série de webinars: “Como estamos vivendo em tempos de pandemia: vamos conversar sobre nós?”.

Segundo a Coordenadora Pedagógica de EaD da UFRN, Lilian Giotto Zaros de Medeiros, “a ideia é promover um momento de discussão e reflexão de temas elencados pelos alunos e pela equipe da Coordenação Pedagógica e que vem afligindo a todos nessa pandemia”. Ainda de acordo com a professora Lilian Giotto, essa vivência da ação educativa poderá ser contabilizada como carga horária de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), obrigatórias na estrutura curricular dos cursos de graduação da Universidade.

Interação com estudantes EaD

As atividades on-line serão direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação a distância da UFRN e envolverão professores, técnico-administrativos e demais colaboradores que atuam nessa modalidade de ensino na Universidade. Entre os objetivos principais está proporcionar momentos de aprendizado e reflexão sobre variados temas e estratégias de (sobre)vivência relacionados à realidade enfrentada durante a pandemia da covid-19.

A programação será desenvolvida semanalmente, ao longo de 10 semanas, com duração prevista de 1 hora em cada sessão de webinar. Os eventos virtuais serão transmitidos por meio do software livre BigBlueButton, disponível na página da Coordenação Pedagógica, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mandacaru Acadêmico.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no Sigaa, clicando em Extensão – Visualizar Cursos ou Eventos e, em seguida, basta digitar o nome do Título da Ação (Como estamos vivendo em tempos de pandemia: vamos conversar sobre nós?). Os alunos que não se inscreverem poderão participar das atividades, mas não receberão o certificado. Para emissão do documento será considerada a carga horária de 80% de participação, o que equivale a 8 encontros virtuais.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, ensino remoto, especial, notícias, UFRN, webinar