Autor da Teoria da Objetivação visita a SEDIS/UFRN
28 de março de 2023
O professor doutor Luís Radford nasceu na Guatemala, país da América Central, mas foi nos bancos acadêmicos da Laurentian University, em Ontário, no Canadá, onde ele ganhou projeção internacional a partir de suas pesquisas que culminaram com a formulação da Teoria da Objetivação (TO). Em visita à Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), nesta terça-feira (28), onde foi recebido pela Secretária da EaD/UFRN, Carmem Rêgo, o pesquisador falou sobre os principais aspectos da TO.
De acordo com Radford, “a Teoria da Objetivação nasce como alternativa às correntes atuais, na medida em que parte do fato que a educação não é, simplesmente, uma aquisição de saberes, mas também a produção de subjetividades, da produção de sujeitos críticos, éticos e responsáveis”. Ainda segundo o pesquisador em educação matemática, não é possível olhar apenas para o aspecto instrumental do ensino e da aprendizagem e deixar de lado a dimensão humana.
No livro “Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática”, produzido por Radford em parceria com a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Shirley Takeco Gobara, que também visitou a SEDIS/UFRN, são apresentados recortes de estudos investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática. Mas, outras áreas do conhecimento começam a se apropriar desses conceitos e os aplicar no cotidiano do ambiente escolar e na formação de professores.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN), Claudianny Noronha, esclareceu que a vinda do professor Luis Radford ao Brasil faz parte de uma série de atividades que marca o fortalecimento das ações da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (Ricto), que reúne representantes do Brasil, do México, da Colômbia, da Venezuela, do Chile e do Canadá e que prevê a produção de estudos conjuntos sobre a realidade escolar em distintos níveis e sistemas de escolarização nos diferentes países.
Carmem Rêgo agradeceu a visita e colocou os estúdios da SEDIS/UFRN à disposição para a gravação de um videocast que será publicado no YouTube como parte do Projeto “Conversa Com o Professor”, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Contar, do qual a SEDIS/UFRN é parceira em diversas iniciativas. Em breve, o conteúdo audiovisual estará disponível nos canais do Contar e da SEDIS/UFRN.
Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.
Categoria: conexão, educação a distância, especial, notícias, parceria