UFRN e Capes ampliam público-alvo de curso gratuito de Inteligência Artificial para Educadores
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Estudantes de cursos de licenciatura de Instituições Públicas de Ensino Superior nas modalidades a distância e presencial; profissionais que atuam no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), como tutores, assistentes pedagógicos, coordenadores de curso; professores do Ensino Superior; docentes que atuam na Educação Básica da Rede Pública de Ensino e no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) ou de qualquer nível de ensino da Rede Privada e servidores técnicos administrativos da educação de Instituições Públicas (universidades, Secretarias Municipais e Estaduais de Educação etc.) formam o público-alvo do Curso “Inteligência Artificial para Educadores” que está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro de 2025 para todo o Brasil.
Segundo a coordenadora do Curso, Apuena Vieira Gomes, professora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e coordenadora de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), “o Curso teve seu acesso ampliado para que mais pessoas possam ter alcance ao conhecimento sobre Inteligência Artificial e coloquem em prática nas suas rotinas profissionais todo o aprendizado que será compartilhado”. São ofertadas cerca de 40 (quarenta) mil vagas por meio dessa iniciativa que é fruto de uma parceria entre o IMD/UFRN, por meio do Programa Metrópole IA 360, a SEDIS/UFRN e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC).
A Inteligência Artificial pode auxiliar educadores de diversas formas, tornando o ensino mais eficiente e personalizado. Ela adapta conteúdos ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, automatiza tarefas como organização de notas, apoia na avaliação pedagógica ao identificar dificuldades, e ainda contribui na criação de materiais didáticos. Temas como esses serão abordados durante as 30 horas de curso e, ainda de acordo com a professora Apuena Gomes, “estão conectados com as políticas públicas nacionais de inovação e educação digital, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, reforçou.
O curso é totalmente gratuito, on-line e autoinstrucional (um material feito para o aluno estudar no seu próprio ritmo, seguindo as instruções e conteúdos que já estão prontos, como videoaulas, o que permite a gestão do tempo e o aprendizado autônomo). As inscrições podem ser feitas via SIGAA, sendo necessário o envio de documentos comprobatórios destacados no Edital retificado. As credenciais do aplicativo GOV.BR podem ser usadas no ato de inscrição. Clique aqui e garanta a sua vaga!
Últimas notícias
1
Colação de Grau coletiva dos cursos EaD/UFRN reúne formandos de todo o Rio Grande do Norte

1
UFRN e CAPES lançam curso on-line sobre Inteligência Artificial para professores da Educação Básica de todo o país

1
SEDIS emite Nota de Pesar pelo falecimento da mãe de colaboradora
