Periódico científico da UFRN divulga chamada para trabalhos na área de formação de professores em licenciaturas a distância
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Até o dia 31 de março de 2025, podem ser enviados artigos, relatos de experiência, ensaios, cartas abertas, crônicas e poesias para a edição especial da Revista “Cadernos de Estágio” que terá como temática central “Estágios Supervisionados Obrigatórios de Formação de Professores em Licenciaturas EaD” e contará com a organização de dois professores vinculados aos quadros da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), Marcos Saiande Casado e Lilian Giotto Zaros de Medeiros.
A professora Lilian Zaros, que é coordenadora Pedagógica da EaD/UFRN, destaca o ineditismo dessa iniciativa: “a Revista Cadernos de Estágio abriu uma linha específica para as licenciaturas EaD e isso é uma oportunidade única para os nossos estudantes, para os supervisores de estágio, todos aqueles envolvidos na formação desses estudantes da EaD, olhando a área da licenciatura, da formação de professores; nós esperamos receber muitos trabalhos, pois nós temos um quantitativo muito grande de estudantes que fizeram os estágios”, esclareceu.
Para o professor Marcos Casado, que atua no Setor de Planejamento e Execução de Bolsas da SEDIS/UFRN, a intenção dessa edição é “promover o compartilhamento de experiências relacionadas às práticas de ensino realizadas por alunos-estagiários e supervisores, dando visibilidade aos projetos de ensino desenvolvidos no contexto dos estágios obrigatórios dos cursos de formação de professores na modalidade EaD, o que facilitará o intercâmbio de dinâmicas e metodologias adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e pelas escolas campo de estágio”, enfatizou.
Sobre a Revista
A Revista Cadernos de Estágio é um periódico científico de fluxo contínuo e publicação semestral, vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) do Centro de Educação (CE) da UFRN. A linha editorial da revista abriga produções crítico-reflexivas de natureza científica e artística sobre as diversas experiências construídas nos espaços dos Estágios Supervisionados de Formação de Professores. Segundo o professor Thiago Severo, editor-chefe da Revista, a edição piloto desse periódico nasceu em 2019. De lá para cá, ela vem contribuindo com várias reflexões que fortalecem o processo formativo dos profissionais da Educação.
“A proposta da Cadernos de Estágio é ser aberta para todas as pessoas que trabalhem ou que tenham alguma experiência e que desejam refletir, criticamente, sobre essa experiência vivida nos contextos do estágio supervisionado obrigatório de formação de professores, dentro dos cursos de licenciatura”, explicou Severo. Ainda de acordo com o editor-chefe, a Revista abre a possibilidade para todas as áreas de conhecimento: “por isso que a gente fala que ela é uma revista científico-artística, pois ela vai abraçar vários gêneros, desde o artigo, do ensaio, que tradicionalmente são recebidos nos periódicos, mas também poesias, crônicas e outros gêneros literários”, finalizou.
Envio de trabalhos
Antes de enviar sua colaboração, os interessados devem conferir as Diretrizes para Autores e Autoras disponíveis aqui. No documento, constam os regulamentos da publicação, com indicação dos requisitos formais, normas de citação, extensão do manuscrito, entre outros. Os trabalhos devem ser enviados até 31 de março de 2025 para o e-mail: marcos.casado@ufrn.br.