Pesquisa sobre nível de proficiência digital na UFRN coletará informações até 31 de janeiro

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

O prazo para preencher o questionário interativo, que integra a pesquisa sobre as competências digitais dos professores e dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), será encerrado na próxima sexta-feira (31). A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN).

Segundo a professora Apuena Vieira Gomes, coordenadora de AVA da SEDIS/UFRN e coordenadora adjunta da pesquisa, a meta é receber, pelo menos, 350 respostas que vão colaborar para refletir sobre “os pontos fortes e frágeis no uso de tecnologias digitais na educação por parte dos docentes e servidores técnico-administrativos”, enfatizou. Apuena Gomes reforçou, ainda, que esse levantamento é baseado em um instrumento denominado DigCompEdu e que “os participantes receberão, ao final do levantamento, uma pontuação e a definição de seu nível de proficiência digital.

Professora Rosires Barros participando de um evento remoto.

Entre os que vão contribuir com esse estudo, está a professora da Escola de Saúde (ESUFRN), Rosires Barros, que iniciou a carreira na Universidade em 2014 e acompanhou várias transformações na forma de se comunicar com os alunos. De acordo com ela, as ferramentas tecnológicas colaboraram muito com os docentes, sobretudo, no período da pandemia da covid-19. “Usei algumas ferramentas, acessíveis a partir do e-mail institucional, fornecidas pela UFRN, para ministrar aulas remotas em grupo e para reuniões virtuais, naquele momento, eram as alternativas disponíveis”, relembra. Ela conta que tem pesquisado sobre Inteligência Artificial e descoberto alguns sites gratuitos que auxiliam na rotina da docência universitária: “admiro muito a nova geração de professores que domina tudo isso”, concluiu.

Sobre o DigCompEdu

Essa ferramenta de autorreflexão baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve 22 (vinte e duas) competências que se organizam em 6 (seis) áreas. As competências são explicadas de acordo com seis níveis de proficiência diferentes (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). O foco do DigCompEdu é apoiar e incentivar a utilização de ferramentas digitais para melhorar e inovar a educação.

Para participar da pesquisa, clique neste link.

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