SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024 - Sedis

SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024

24 de setembro de 2024

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

No dia 24 de novembro de 2024, acadêmicos de 28 cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) farão as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Exclusivamente para os cursos de licenciatura a distância da UFRN, está a prevista a participação de 356 estudantes. Para compartilhar informações sobre o Enade 2024 e auxiliar na reta final de preparação para as provas, a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFRN), por meio Coordenadoria de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação Acadêmica (COPAV/Prograd), preparou uma programação especial com dois eventos virtuais.

O primeiro foi realizado no último dia 19 de setembro de 2024, com transmissão pelo Canal da SEDIS/UFRN no YouTube e teve como palestrante o procurador Educacional Institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo Gomes. “Os resultados do Enade contribuem para que as instituições de ensino possam identificar potencialidades e fragilidades e, assim, melhorar, continuamente, a qualidade do ensino ofertado”, destacou o procurador que interagiu com os participantes do evento de maneira didática e objetiva, esclarecendo diversas dúvidas.

Captura de tela da transmissão da palestra sobre o Enade 2024.

Ainda de acordo com Fabiano do Espírito Santo, “o Enade representa um selo de qualidade para os cursos de graduação do país, indicando para a sociedade os cursos de excelência que são ofertados; dessa forma, o diploma de estudantes formados em cursos com conceito Enade 4 ou 5 tem um peso enorme para alcançar sucesso profissional e ingressar em cursos de pós-graduação”, concluiu. A coordenadora pedagógica de EaD/UFRN, Lilian Zaros, destacou que três pontos principais foram enfatizados no encontro virtual: “responsabilidade, compromisso e dedicação, abordados como lema do Enade na UFRN”, enfatizou.

Aos 28 anos de idade, David Lima, concluinte do curso de licenciatura a distância em Letras/Português, fala sobre as expectativas para participar do Enade: “a avaliação marcará o encerramento de um ciclo na UFRN; será minha contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e demonstra meu compromisso com a Universidade; um bom desempenho na avaliação aumenta a nota do curso junto ao MEC, além disso, realizá-la de forma consciente e responsável contribui para a melhoria da qualidade do ensino oferecido”, declarou orgulhoso ao analisar a relevância desse momento.

Acadêmico de Letras/Português, David Lima, em momento de estudos. Foto: Arquivo pessoal.

David Lima será o facilitador da Oficina “O Questionário do Estudante: passo a passo para um correto preenchimento”, marcada para o dia 8 de outubro de 2024, das 19h às 22h, com transmissão pelo Canal da SEDIS no YouTube e com inscrições abertas no SIGAA <bit.ly/Enade2024>. Se você perdeu a palestra de abertura dessas atividades, clique aqui para conferir todo o conteúdo. Para outras informações sobre o Enade, como a lista de cursos que serão avaliados, acesse o Portal do Enade – UFRN.

Categoria: educação a distância, notícias, UFRN