UFRN e CAPES lançam curso on-line sobre Inteligência Artificial para professores da Educação Básica de todo o país

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Na era da Inteligência Artificial (IA) e do aprendizado de máquina, tarefas que antes levariam horas para serem concluídas podem ser resolvidas em instantes com um comando chamado “prompt”: um texto, pergunta ou conjunto de instruções que um usuário fornece a uma IA generativa para que seja executada uma demanda específica. Para contribuir com quem atua na Educação Básica em todo o Brasil, no conhecimento das potencialidades dessas ferramentas no contexto educacional, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançaram, nesta segunda-feira (08), o “Curso: Inteligência Artificial para Educadores”.

Com as presenças do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; do diretor de Educação a Distância da CAPES, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim; do diretor-geral do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Ivonildo Rêgo; do coordenador de Inovação em Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEE/RN), Zabdiel Lima de Medeiros, e da secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, o curso foi lançado em um evento híbrido, com transmissão pelo Canal da SEDIS/UFRN no YouTube.

“Esse curso tem uma grande demanda de recursos educacionais para possibilitar a sua oferta autoinstrucional; tem sido um grande desafio porque a gente quer também incluir a inteligência artificial na própria produção do processo formativo, para que os professores, responsáveis pelos conteúdos, possam experimentar essas novas tecnologias e compartilhar com os educadores inscritos”, disse a secretaria de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, ao destacar a assessoria técnica da equipe da SEDIS no desenvolvimento do curso que tem carga-horária de 30 horas.

A ação formativa é resultado de uma parceria entre o IMD/UFRN, por meio do Programa Metrópole IA 360, a SEDIS/UFRN e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Segundo o diretor-geral do IMD/UFRN, Ivonildo Rêgo, “a Inteligência Artificial é a mais revolucionária de todas as tecnologias que apareceram na história da humanidade e ela oferece muitas oportunidades e muitas ameaças; a melhor forma de aproveitar as oportunidades e se proteger das ameaças, é as pessoas conhecerem bem a tecnologia”, destacou ao falar sobre a motivação para quem quer fazer o curso.

De acordo com o representante da CAPES, essa é uma iniciativa pioneira em todo o país, apoiada pela UAB: “nós vamos ter a oportunidade de começarmos, a de fato, a afirmar a Universidade Aberta do Brasil no sentido de ‘Universidade Aberta’, ou seja, aquela que oferece possibilidades de percursos diferenciados para os estudantes fazerem nas suas graduações”, comemorou Antonio Amorim. Para o reitor da UFRN, “as pessoas usam a Inteligência Artificial, ela está em todos os meios, inclusive no meio acadêmico, e é importante que as instituições tenham conhecimento, professores tenham conhecimento também nessa área, então, estão sendo ofertadas, agora, mais de quarenta mil vagas para todo o país, em um conhecimento construído no Instituto Metrópole Digital; essa parceria é importante com a CAPES que entendeu a importância dessa iniciativa”, concluiu José Daniel.

Vagas, público-alvo e inscrições

Além de colaborar com a promoção do letramento digital e a inovação no contexto escolar, o curso é uma oportunidade de reflexão sobre a utilização da IA no ambiente de estudos, seja ele universitário ou de escolas dos níveis fundamental e médio. Os temas, que serão abordados durante as 30 horas de curso, estão conectados com as políticas públicas nacionais de inovação e educação digital, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O curso é totalmente gratuito, on-line e autoinstrucional (que permite a gestão do tempo e o aprendizado autônomo). Ao todo, são ofertadas 40.250 vagas, sendo 250 para o público interno da UFRN, composto por docentes que atuam na Educação Básica da Rede Pública de Ensino, docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e estudantes dos cursos de licenciatura a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As demais vagas são destinadas ao púbico externo, para os mesmos perfis citados anteriormente.

As inscrições podem ser feitas via SIGAA e estarão abertas até 10 de outubro de 2025, sendo necessário, o envio de comprovante de identificação pessoal com foto (frente e verso) do RG e CPF ou do passaporte. Para candidato estrangeiro, é solicitado a Carteira de Estrangeiro ou Passaporte com visto permanente ou temporário. Também deve ser enviado algum documento que comprove a atuação na rede básica de ensino, como: declaração emitida pela instituição de ensino, assinada e datada no mês vigente; portaria; ato de nomeação; carteira de trabalho ou contracheque.

A ação é coordenada pelas professoras Ismenia Blavatsky de Magalhães e Apuena Vieira Gomes, ambas do IMD/UFRN, em parceria com profissionais da SEDIS/UFRN. Para outros detalhes, clique aqui, confira o Edital e inscreva-se.

 

Últimas notícias

1

SEDIS emite Nota de Pesar pelo falecimento da mãe de colaboradora

1

Revista científica traz reflexões sobre estágios na formação de professores nas licenciaturas EaD

1

Dirigentes do MEC realizam visita técnica à Secretaria de EaD da UFRN