Dirigentes do MEC realizam visita técnica à Secretaria de EaD da UFRN

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) completou, em junho de 2025, mais de duas décadas de serviços prestados à democratização do acesso ao Ensino Superior público e gratuito. O legado, construído ao longo desses 22 anos, atrai os olhares de quem atua com essa modalidade de ensino em todo o país. Nesta terça-feira (08), mais um capítulo dessa história foi escrito. A SEDIS/UFRN recebeu a visita técnica de Alexandre Brasil Fonseca, diretor de Programa da Secretaria Executiva, e Rodrigo Rangel, gerente de Projetos na mesma Secretaria, ambos do Ministério da Educação (MEC).

Os representantes do MEC conheceram as instalações da Secretaria, além de detalhes sobre a atuação nas áreas de produção de Recursos Educacionais Abertos, cursos autoinstrucionais, produções audiovisuais direcionadas à educomunicação e ferramentas usadas na elaboração de materiais pedagógicos para a EaD. De acordo com Alexandre Brasil Fonseca, “a UFRN é uma das referências de boas práticas no ensino a distância e pode servir de inspiração para o aprimoramento de políticas e programa de educação”, enfatizou o dirigente do MEC.

Ainda segundo o visitante, “estratégias que envolvam a EaD representam um importante aliado na democratização do Ensino Superior e as experiências das IES públicas têm demonstrado importantes referências de ensino superior de qualidade, inclusivo e democrático”. Para a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, “é sempre bom ser lembrado como referencial de trabalho na EaD pública e receber a visita de representantes do MEC chancela toda a dedicação da equipe da SEDIS e o comprometimento com a missão institucional da UFRN”.

Atualmente, a UFRN oferta cursos de graduação a distância, em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil, em polos distribuídos na Região Metropolitana de Natal/RN e no interior do estado, marcando presença em municípios de todas as quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte: Oeste, Central, Agreste e Leste. “As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no contexto da EaD têm oferecido reflexões, ambientes de aprendizagem e modelos pedagógicos relevantes e têm feito a diferença na vida de milhares de alunos em todo território nacional, principalmente, fora dos grandes centros urbanos”, concluiu Alexandre Brasil Fonseca.

 

 

 

 

Últimas notícias

1

Inscrições para concorrer a mais de 1,5 mil vagas de cursos gratuitos de graduação EaD da UFRN iniciam nesta segunda-feira (30)

1

Consepe aprova mais de 1,5 mil novas vagas para dez cursos de graduação a distância na UFRN

1

Colaboradores da SEDIS/UFRN participam de sessão coletiva de massoterapia conduzida por alunos da Escola de Saúde da UFRN