Evento discute o fortalecimento da EaD pública no Rio Grande do Norte
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
O Rio Grande do Norte e, por consequência, a região Nordeste estão bem representados no cenário brasileiro da Educação a Distância pública. É que as dirigentes de duas das principais entidades articuladoras da EaD, no Brasil, são potiguares. Carmem Rêgo, presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede) e secretária de EaD da UFRN, e Edneide Bezerra, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior (ForUAB) e coordenadora UAB/IFRN, conduziram importantes debates durante o IV Encontro de Polos e de IPES da Universidade Aberta do Brasil no Rio Grande do Norte, realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2025, no Campus Leste da UFERSA, em Mossoró/RN.
A iniciativa contou com a organização das quatro instituições públicas de ensino superior do estado: UFRN, UFERSA, IFRN e UERN. Em discussão, o desenvolvimento e fortalecimento do ensino a distância no RN com o alinhamento das coordenações gerais da UAB, os coordenadores de Polos de Apoio Presencial, coordenadores de tutoria, os assistentes à docência, os tutores presenciais e a distância para a implementação das políticas educacionais promovidas pela Universidade Aberta do Brasil por meio das parcerias institucionais.

Participantes do IV Encontro de Polos reunidos após os debates. Foto: Bruno Cássio.
Nos 3 dias de discussões foram apresentadas experiências para assegurar a qualidade na oferta dos cursos superiores nessa modalidade de ensino, mesmo diante das dificuldades orçamentárias. “A Educação a Distância acontece em uma grande rede que inclui as quatro instituições de ensino superior e os 22 polos do Rio Grande do Norte; eu penso que esse é um momento de ação e reflexão sobre o trabalho que nós desenvolvemos; quando a gente trabalha com educação, a gente precisa pensar a necessidade de planejamento”, declarou Edneide Bezerra, presidente do ForUAB e representante do IFRN na organização do evento.

Professora Carmem Rêgo, da SEDIS/UFRN, faz avaliação positiva do evento. Foto: Bruno Cássio.
Para Carmem Rêgo, presidente da UniRede e representante da UFRN na coordenação do encontro, esses momentos têm muita relevância pois mostram a unidade na atuação das Instituições Públicas de Ensino Superior. “A UAB é uma grande rede nacional e, nos estados, várias instituições ofertam cursos compartilhando os mesmos polos; por isso, a grande importância de fortalecer essas relações interinstitucionais e interpolos para que a gente possa alinhar algumas ações que são desenvolvidas; nós tivemos relatos de práticas exitosas, um grande compartilhamento de experiências onde a gente aprende, mas a gente também ensina”, enfatizou Carmem Rêgo.
De acordo com a presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polos UAB (FecoUAB/RN), Francimeire Cesário Queiroz, “o Rio Grande do Norte está bem à frente, com discussões relevantes e pertinentes para que se fortaleça, cada vez mais, a Educação a Distância no estado e seja referência no país; acreditamos que encontros como esse despertam novas perspectivas para a nossa realidade e, com certeza, vai refletir lá na educação do nosso município e no trabalho com nossos alunos que estão nas plataformas, mas também que visitam o polo”, concluiu.
Em suas falas, no decorrer da realização dos debates, o diretor de Educação a Distância da UERN, Giann Mendes Ribeiro, e o coordenador geral do Núcleo de Educação Distância da UFERSA, Davi Almeida, e demais participantes destacaram a ampliação do diálogo para compreender o contexto social e econômico em que os estudantes que buscam essa modalidade de ensino estão inseridos e também dar o suporte necessário a todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem no âmbito dos cursos de Educação a Distância para o desenvolvimento das suas atividades.
Sobre o Sistema UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005, em parceria com a ANDIFES e Empresas Estatais e leva a universidade pública a locais distantes dos grandes centros urbanos e isolados do país por meio da Educação a Distância (EaD). O Sistema UAB facilita iniciativas que estimulam as parcerias nos níveis governamentais federal, estadual e municipal com 136 instituições de ensino superior. O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas, prioritariamente, voltadas aos profissionais que trabalham na educação básica.
Últimas notícias
1
Pesquisa propõe a autoavaliação das competências digitais de docentes da UFRN

1
Atividades do Setor de Editoração da SEDIS/UFRN são tema pesquisa de mestrado

1
Uso da Inteligência Artificial na Educação Superior é tema de Abertura do Semestre Letivo 2025.1 para os cursos EaD/UFRN
