Uso da Inteligência Artificial na Educação Superior é tema de Abertura do Semestre Letivo 2025.1 para os cursos EaD/UFRN

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

O mundo acadêmico vive um momento de intensas reflexões sobre o uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino e aprendizagem. Quais os impactos da IA generativa na rotina de estudantes de graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? Esse foi um dos questionamentos levantados durante a palestra “Inteligência artificial, oportunidades e riscos: as universidades brasileiras, onde estão?”, ministrada pelo professor do Departamento de Engenharia Biomédica (DEB/UFRN) e diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

Na exposição, Ricardo Valentim destacou uma série de avanços conquistados a partir do uso consciente das tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, mas enfatizou que é necessário discutir quais os limites éticos para o uso do ChatGPT, por exemplo, e de outras IA’s generativas, especificamente, no ambiente acadêmico. “A gente precisa ter esse cuidado com a Inteligência Artificial para que a gente não seja escrava dela; o que eu quero dizer é que a gente não pode usar a Inteligência Artificial para aumentar os abismos sociais, a pobreza e essa discussão tem de ser feita dentro da Universidade, pois fazer a crítica não concorre com o uso da IA”, ponderou.

Ainda de acordo com Valentim, o principal dilema enfrentado pelos estudantes universitários na atualidade é saber qual caminho seguir, quando se depara com o acesso às ferramentas baseadas em IA: “a gente vai querer ir para o caminho que é somente ‘usuário’ ou a gente quer ir para um caminho de um pensamento reflexivo e crítico sobre o uso dessas tecnologias? Pois o que não faz sentido é um estudante universitário ser um mero usuário de uma tecnologia e quando você tira essa tecnologia dele, ele para de produzir”, concluiu.

Secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, mediou a atividade. Foto: Bethowen Padilha.

A atividade marcou a Abertura do Semestre Letivo 2025.1 para os estudantes dos cursos de graduação a distância da Universidade e foi mediada pela secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo. “É sempre uma grande alegria, iniciar um período letivo, temos grandes expectativas de que os alunos se dediquem e aproveitem a nossa Universidade, que é uma instituição muito bem avaliada e decidimos trazer esse tema relevante para provocar reflexões”, enfatizou a gestora da Educação a Distância na UFRN. O evento foi realizado em formato híbrido e muitos acadêmicos acompanharam a transmissão nos diversos municípios do Rio Grande do Norte, onde funcionam os polos de apoio presencial.

A palestra ficou gravada no Canal da SEDIS/UFRN no YouTube e pode ser revisitada a qualquer momento.

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