Pesquisa vai investigar as competências digitais de servidores da UFRN
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
A pandemia da covid-19 fez com que várias universidades brasileiras, dentre elas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), adotassem estratégias para dirimir as consequências do isolamento social. Na UFRN, a implementação do Ensino Remoto Emergencial, com o emprego de um conjunto de procedimentos didáticos e pedagógicos para minimizar os impactos da crise sanitária sobre a aprendizagem, é um desses exemplos. A maior parte dessas medidas foi mediada por tecnologias, o que exigiu do corpo docente uma quebra de paradigma na forma de compartilhar saberes, principalmente, com o uso de recursos tecnológicos para a comunicação e oferta de atividades para as turmas. Agora, uma pesquisa pretende investigar as competências digitais dos professores e dos servidores técnico-administrativos da UFRN.
“Esta pesquisa está baseada em um instrumento denominado ‘DigCompEdu’, que possui como objetivo permitir aos docentes e servidores técnico-administrativos da UFRN refletir sobre os seus pontos fortes e frágeis no uso de tecnologias digitais na educação”, esclareceu a professora Apuena Vieira Gomes, coordenadora de AVA da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e coordenadora adjunta da pesquisa. Ainda de acordo com a Apuena Gomes, “ao final da pesquisa, eles receberão uma pontuação e a definição de seu nível de competência baseado no DigiCompEdu”. O estudo é desenvolvido por meio de uma parceria entre a SEDIS/UFRN e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN).
Segundo especialistas, as competências digitais não são baseadas apenas no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas, elas envolvem também a aquisição de conhecimentos, valores, atitudes, regulamentos e ética relacionados o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, como uma forma de extrair o maior proveito delas. Para a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, que coordena a pesquisa, “além de investigar as competências digitais, esse estudo possibilitará o desenvolvimento de novos recursos e tecnologias educacionais que possam ser utilizados nos processos formativos dos servidores da UFRN”, enfatizou.
Para participar da pesquisa, é necessário acessar o endereço <https://diagnostico.sedis.ufrn.br/>. A coleta de dados estará disponível até 31 de dezembro de 2024. Qualquer dúvida sobre o preenchimento pode ser tirada por meio de mensagem eletrônica enviada para <contato.pesquisa@sedis.ufrn.br>.
Sobre o DigCompEdu
Essa ferramenta de autorreflexão baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve 22 (vinte e duas) competências que se organizam em 6 (seis) áreas. As competências são explicadas de acordo com seis níveis de proficiência diferentes (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). O foco do DigCompEdu é apoiar e incentivar a utilização de ferramentas digitais para melhorar e inovar a educação. Para outros esclarecimentos, os participantes da pesquisa podem enviar e-mail para <contato.pesquisa@sedis.ufrn.br>.
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Card de divulgação da pesquisa. Fonte: SEDIS/UFRN.
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