Inovação Educacional em Matemática é tema de curso destinado a futuros professores

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN  

Estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Matemática a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são convidados a participar de uma iniciativa inovadora: o Curso de Formação em Inovação Educacional em Matemática, também chamado de “Inovática”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), o Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

O principal objetivo do curso é promover a inovação pedagógica, por meio da disseminação de recursos e ferramentas digitais disponíveis na Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) que, em 2023, conquistou o 3º Lugar no Edital Inova EaD da Capes. A formação é parte de uma pesquisa de mestrado, intitulada: “Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para o ensino da Matemática: um olhar sobre os cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática EaD da UFRN”. 

O estudo é desenvolvido pela mestranda Luizia Daniele da Silva Araújo, sob a orientação da professora Apuena Vieira Gomes, do PPgITE/UFRN. A intenção é contribuir com as necessidades formativas dos atuais e futuros professores da Educação Básica que atuam nas áreas de Matemática e de Pedagogia e que são estudantes de cursos a distância da UFRN. Por isso, além de fazer o curso que tem duração de 40 horas e será dividido em módulos presenciais e a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Mandacaru Acadêmico, os participantes contribuirão com essa relevante pesquisa. 

Dennys Leite Maia, coordenador do curso “Inovática”. Foto: Bruno Cássio.

De acordo com o professor Dennys Leite Maia, do Instituto Metrópole Digital (IMD) e do PPgITE/UFRN, que atua como coordenador do curso, “esses estudantes irão conhecer ferramentas da Plataforma OBAMA, ferramentas do Google Drive e recursos educativos digitais para que eles possam empregar na futura prática deles e, além disso, dois estudantes de cada polo serão selecionados para que possam multiplicar esses conhecimentos para professores da região”, finalizou.  

As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (12) e podem ser feitas pela internet, clicando neste link. 

 

Últimas notícias

1

Pesquisa vai investigar as competências digitais de servidores da UFRN

1

SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024

1

Concluinte do curso de Letras EaD/UFRN recebe diploma de mestrado