Jardim Sensorial é inaugurado dentro do Museu Câmara Cascudo em Natal
No Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro, a capital do Rio Grande do Norte ganhou de presente um Jardim Sensorial. Foi instalado dentro do Parque das Ciências da UFRN, no Museu Câmara Cascudo, e a inauguração faz parte da programação do Circuito Outubro Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) 2019.
Segundo uma das Coordenadoras do Parque das Ciências, Magnólia Araújo, essa iniciativa é resultado de uma ação de algumas universidades do Nordeste Brasileiro (UFC, UFCA, UFRN e UFOB) em sintonia com a Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas (RESIPP). Ainda de acordo com a Professora Magnólia Araújo, muitas pessoas cegas deixam de visitar espaços públicos por falta de condições de acessibilidade.
Na nova área de lazer e de aprendizado, os visitantes que possuem algum tipo de deficiência visual serão estimulados a tatear as plantas, sentir o cheiro, os sabores e aprender sobre a origem delas. O Jardim recebeu placas em braille com informações sobre as espécies da flora brasileira e também piso tátil para facilitar a locomoção durante o passeio. O Vice-Reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda, parabenizou a Direção do Museu e do Parque das Ciências pelo trabalho realizado.
A SEDIS apoiou o Projeto de Extensão que resultou na construção do Jardim Sensorial. Para a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, que participou da cerimônia de lançamento, é preciso valorizar todo e qualquer trabalho de inclusão social desenvolvido em favor dos que possuem limitações físicas.
A visitação do Jardim Sensorial seguirá os horários de funcionamento do Museu Câmara Cascudo: de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 18h. Para outras informações, acesse o site do Museu.
Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN