Região Nordeste é destaque em número de polos e de vagas para cursos ofertados em parceria com a UAB
O site da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) abre espaço para uma série de reportagens sobre a EaD no Brasil e em nosso estado. A intenção é apresentar as diferentes perspectivas sobre essa modalidade de ensino e conectar os interessados por essa temática às principais instituições que desenvolvem ações na área.
Primeiramente, iremos apresentar um panorama do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em nosso país. A UAB foi instituída pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, com o objetivo de ofertar, prioritariamente, cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada para professores da educação básica, por meio da educação a distância (EaD). Esse sistema é responsável pelo fomento da modalidade de EaD nas instituições públicas de ensino superior e pela promoção de ações colaborativas entre a União e os entes federativos para a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação a distância em localidades consideradas estratégicas.
Atualmente, participam da UAB 131 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Juntas, elas ofertam cursos em mais de 900 polos de apoio presencial em todo o Brasil. O auxílio concedido aos participantes da UAB consiste no repasse de recursos de custeio às IPES e de bolsas para os profissionais (docentes, tutores, coordenadores) desenvolverem as atividades de formação e gestão dos cursos.
A seguir, uma tabela com a quantidade de polos de apoio presencial por região do Brasil. A região Nordeste ocupa posição de destaque.
Polos UAB por Região do País
[table id=2 /]
Fonte: Comunicação CAPES
Você confere também um quadro com as informações sobre o último edital da UAB: Edital CAPES 05/2018, lançado em março de 2018 com oferta de mais de 100 mil vagas. Mais uma vez, a região Nordeste se destacou de maneira positiva.
Edital CAPES 05/2018
[table id=3 /]
Fonte: Comunicação CAPES
Para outras informações sobre a UAB, você pode acessar <http://www.capes.gov.br/uab>.
Fonte: Setor de Mídias da SEDIS