UFRN participa do “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” da UniRede - Sedis

6 de setembro de 2021

Estarão abertas, até a próxima sexta-feira (10), as inscrições para os interessados em participar do Programa de “Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e instituições associadas, dentre elas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esse programa possibilitará a matrícula por vínculo temporário em mobilidade acadêmica virtual, autorizando que estudantes possam cursar componentes curriculares em outras instituições de ensino superior.

Os estudantes que optarem por participar terão a emissão de documento comprobatório após a conclusão dos estudos, para fins de registro ou aproveitamento de estudos em sua instituição de origem e/ou a realização de atividades complementares/científico culturais, desde que essas estejam previstas em projetos pedagógicos no âmbito de cada curso/instituição de origem.

No caso da UFRN, serão ofertadas vagas para a disciplina “Educação e Sustentabilidade”, inserida na grade curricular do Curso de Ciências Biológicas a distância, com carga horária de 60h. Entre os temas discutidos nesse componente curricular, estão a educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. O edital está disponível na página da UniRede.

Podem participar desse edital, estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de IPES associadas à UniRede que tenham concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem. Além da UFRN, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) participam do programa.

De acordo com o presidente da UniRede, Alexandre Martins, esse projeto irá “oportunizar vivências, ampliação do currículo acadêmico e profissional, experiências na perspectiva cultural e, ainda, realização de contatos ou iniciativas futuras que podem possibilitar o engajamento em projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma colaborativa e em rede”.

Para ter acesso ao Manual de Mobilidade, clique neste link. Já para informações sobre os componentes ofertados pelas instituições parceiras, acesse aqui.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da UFRN

Categoria: editais, educação a distância, educação digital, oportunidade, parceria, UFRN, UniRede