Ex-aluna de EaD do Polo da UFRN em Nova Cruz conquista vaga em mestrado - Sedis

Ex-aluna de EaD do Polo da UFRN em Nova Cruz conquista vaga em mestrado

10 de março de 2021

Nascida em Espírito Santo, município do interior do Rio Grande do Norte com um pouco mais de 10.400 habitantes, Maria Rosângela Costa Chaves chega aos 40 anos de idade com a certeza de que a Educação a Distância foi um divisor de águas em sua vida. Ela acaba de ingressar em um Curso de Mestrado Profissional em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN). Na semana em que celebramos o Dia Internacional das Mulheres, contaremos mais uma dessas histórias inspiradoras que só a EaD pode proporcionar.

Antes de falar sobre essa recente conquista, Maria Rosângela recorda a época em que era acadêmica do Polo da UFRN em Nova Cruz/RN: “trabalhava em dois turnos e era mãe de uma criança, ainda pequena, tornava-se inviável deslocar-me para a Universidade na capital e poder acompanhar as aulas presenciais”. Ela conta que teve o acompanhamento assíduo dos professores das disciplinas, tutores presenciais e a distância, com a oportunidade de sanar todas as dúvidas.

Rosângela concluiu a Licenciatura em Geografia em 2011 e, desde então, passou a perseguir o sonho de cursar mestrado. Entre uma tentativa e outra, foi colecionando especializações nas áreas de Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN), Gestão Municipal de Educação (UFPB), Ciências Biológicas (Faculdade Santa Cecília) e Educação Infantil e Alfabetização (ISEP). Mas no currículo, faltava o curso de Mestrado. Quando estava bem perto de alcançar esse objetivo, um problema de saúde na família a obrigou a adiar a meta.

Mas, em janeiro de 2021, dez anos após a conclusão do Ensino Superior, ela foi convocada para ocupar uma das vagas do GEOPROF no CERES/UFRN: “sei que o Mestrado GEOPROF será muito importante para minha docência, irei me aperfeiçoar, ainda mais, quanto professora de Geografia, por meio de práticas pedagógicas mais consistentes, embasadas no saber científico geográfico”. Doutorado e pós-doutorado, após concluir o mestrado, esses serão seus próximos passos.

A Secretária Adjunta de EaD na UFRN, Ione Morais, que é professora do Departamento de Geografia da Universidade, de Licenciatura a distância e do curso de mestrado, não esconde o orgulho da ex-aluna de EaD: “confiro destaque à Rosângela Costa, aluna da primeira turma de Licenciatura em Geografia a Distância do Polo de Nova Cruz, que hoje é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – GEOPROF, iniciativa da qual participei na condição de sua idealizadora”.

Ainda segundo Ione Morais, ser professora de Rosângela nessa nova etapa de seu percurso formativo é um reencontro que a deixa feliz e reafirma as convicções de que a Educação a Distância tem a potência de revolucionar pessoas e lugares, cumprindo um papel singular de difundir o Ensino Superior e de possibilitar a realização de sonhos e de projetos de vida, que somente encontraram as condições de concretização por meio da educação mediada por tecnologias.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN