Colaboradores da SEDIS organizam obra literária lançada durante festividades dos 60 anos da Biblioteca Central Zila Mamede - Sedis

2 de maio de 2019

Na manhã desta quinta-feira (2), o auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebeu convidados para comemorar os 60 anos da biblioteca que é referência em acervo literário no estado. A Biblioteca Central da UFRN foi fundada em 2 de maio de 1959 e, em 1985, ganhou o nome de Zila Mamede, uma homenagem à primeira bibliotecária potiguar, que durante anos a dirigiu.

O evento foi aberto com um ato ecumênico seguido pelo lançamento de uma série de obras literárias. Entre os títulos lançados, destaque para “Hora Imortal – UFRN contemporânea”. O título do livro é referência direta a uma citação feita por Luís da Câmara Cascudo no discurso proferido em março de 1959, durante a instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A obra faz uma análise contemporânea do texto intitulado Universidade e Civilização, lido por Câmara Cascudo nesse evento histórico. No ensaio, ele abordou os conceitos de cultura e de civilização, bem como falou sobre a importância das universidades no processo civilizatório – um debate que, mesmo após seis décadas, permanece bastante atual.

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS) não poderia ficar de fora desse momento tão importante. Desse modo, entre os organizadores dos textos presentes no livro “Hora Imortal”, estão dois colaboradores da SEDIS: José Correia e Kaline Sampaio. O fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Reitoria da universidade, Cícero Oliveira, completa a equipe responsável pela organização da obra.

No livro, além do resgate histórico textual, estão presentes mais de 170 imagens registradas nos últimos seis anos na UFRN. Essa obra não deve ser guardada apenas como recordação e sim usada como referencial teórico para pesquisas sobre a universidade e a sociedade potiguar por parte das novas gerações de leitores.

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: evento, notícias, parceria