Curso autoinstrucional ensinará estudantes da UFRN sobre ferramentas do G Suite - Sedis

Curso autoinstrucional ensinará estudantes da UFRN sobre ferramentas do G Suite

9 de julho de 2020

Você já ouviu falar em cloud computing ou computação em nuvem? Trata-se de uma tecnologia baseada na conectividade com a internet para o uso de vários recursos, programas ou informações sem a necessidade de instalação em um computador, tablet ou smartphone. Por exemplo, você pode acessar aplicativos e plataformas a partir de qualquer dispositivo, precisando apenas da conexão com a web.

Ferramentas digitais, apoiadas em soluções “cloud”, foram disponibilizadas aos acadêmicos da UFRN para auxiliá-los no período de Ensino Remoto Emergencial. Elas integram o G Suite for Education e, a partir de agora, os estudantes em nível técnico, da graduação e da pós-graduação vão poder aprender mais sobre o funcionamento de cada uma delas. É que foram abertas, nesta quinta-feira (08), as inscrições para o curso “Ferramentas do G Suite para estudantes da UFRN”.

A iniciativa é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), ambos da UFRN. De acordo com Dennys Leite Maia, Professor da área de Tecnologia Educacional do IMD e Coordenador do curso, a intenção é instrumentalizar os alunos sobre esse conjunto de aplicativos de produtividade da Google, assim como o estímulo ao desenvolvimento de atividades acadêmicas colaborativas.

Ainda segundo Dennys Maia, os inscritos no curso aprenderão de maneira autoinstrucional, ou seja, de forma autônoma, sobre as ferramentas como Google Drive, Google Docs, Google Slides, Google Classroom e Google Meet, essa última, uma das mais usadas para videoconferências na atualidade. As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA, até o dia 31 de julho de 2020, e os módulos serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da PROEX, o AVAProex.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: curso, educação digital, ensino remoto, notícias, parceria, UFRN