Curso abordará o aprendizado nas Turmas Virtuais do SIGAA - Sedis

Curso abordará o aprendizado nas Turmas Virtuais do SIGAA

30 de junho de 2020

O Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi implementado, há alguns anos, em várias Universidades e Institutos Federais do Brasil. Pensando em colaborar com os estudantes da UFRN e das demais instituições de ensino superior, estarão abertas, a partir desta terça-feira (30), as inscrições para o curso de extensão: “SIGAA para alunos: como aprender na Turma Virtual”.

Segundo a Secretária de Educação a Distância da Instituição, Carmem Rêgo, Vice-Coordenadora dessa iniciativa, a ideia do curso surgiu depois de uma solicitação do Reitor da Universidade, José Daniel Diniz Melo, que recomendou o desenvolvimento de uma ação para aproximar os estudantes desse novo cenário imposto pela pandemia da covid-19 e, assim, auxiliá-los na interação com as ferramentas do ensino remoto emergencial.

Parceria e expectativas

O curso é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN, o Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e a SEDIS/UFRN. Parte da equipe da SEDIS dará suporte ao desenvolvimento do curso. Já a PROEX, além de disponibilizar um espaço no SIGAA para as inscrições, gerenciará as atividades por meio do seu ambiente virtual de aprendizagem, o AVAProex.

De acordo com a Professora Tânia Cristina Meira Garcia (CERES/UFRN), Coordenadora do curso, quem se inscrever desenvolverá competências e habilidades para a realização de trilhas formativas em uma “Turma Virtual”, podendo estabelecer um contrato didático com professores sobre as relações de ensino e aprendizagem, em ambientes virtuais, e essa experiência poderá ser aplicada após esse período excepcional.

Inscrições abertas

As inscrições no curso de extensão “SIGAA para alunos: como aprender na Turma Virtual” poderão ser feitas pelo endereço <https://sigaa.ufrn.br/>, e um detalhe importante: podem participar alunos de outras instituições públicas de ensino superior que utilizem, em seu cotidiano, esse sistema. Para facilitar o acesso ao curso, dois tutoriais estão disponíveis, basta clicar em SIGAA e AVAProex.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: covid-19, ensino remoto, notícias, oportunidade, parceria, UFRN