Universidade Federal Rural do Semi-Árido usa os cursos a distância para colaborar com o desenvolvimento do interior potiguar - Sedis

8 de maio de 2019

Chegamos à última reportagem da série especial sobre a EaD no RN. Passamos informações sobre os cursos de Educação a Distância e os setores que atuam nessa modalidade de ensino na UFRN, no IFRN, na UERN e, por fim, apresentaremos o cenário da EaD na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a UFERSA, cujo campus central está instalado em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Na universidade, funciona o Núcleo de Educação a Distância (NEaD), responsável pela gestão dos cursos EaD disponibilizados para o público externo. Segundo a coordenadora geral do NEaD/UFERSA, Maria de Lourdes Fernandes, a principal missão da oferta de cursos a distância é contribuir de forma relevante com a interiorização e a disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito em todas as regiões do estado.

Ainda de acordo com a gestora, isso faz com que os cidadãos não precisem se dirigir aos grandes centros urbanos ou deixem suas famílias, seus trabalhos e sua vida, em busca da tão sonhada qualificação profissional. Com essa atuação, o conhecimento é disseminado de forma sustentável e pode ser aplicado em cada região, desenvolvendo as potencialidades daquela área de forma efetiva, complementa Lourdes Fernandes.

Atualmente, são ofertados quatro cursos superiores de Educação a Distância pela UFERSA, todos na área de licenciatura. São eles: Matemática, Química, Física e Computação. Os cursos são distribuídos em sete polos que funcionam em municípios como Caraúbas, Guamaré, Angicos, Marcelino Vieira e Pau dos Ferros. Nesses locais, os estudantes têm apoio pedagógico e realizam algumas atividades presenciais.

Na lista de perguntas frequentes feitas ao NEaD, a que encabeça o questionário diz respeito à forma de ingresso nos cursos. Portanto, é bom prestar atenção na resposta: o aluno poderá ingressar nos cursos a distância por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou da Plataforma Freire. A seleção não é realizada por intermédio do SISU, mas por meio de uma seleção específica divulgada pelo NEaD quando há disponibilidade de vagas.

Para obter outras informações sobre os cursos a distância na UFERSA, você pode acessar o site <nead.ufersa.br> ou o perfil do Núcleo de Educação a Distância no Instagram (@neadufersa).

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, notícias, parceria