SEDIS promove bate-papo sobre Prevenção ao Suicídio - Sedis

SEDIS promove bate-papo sobre Prevenção ao Suicídio

10 de setembro de 2019

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro de 2019, os colaboradores da SEDIS participaram de um bate-papo com a psicóloga Cíntia Guedes, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRN. Na universidade, ela coordena a programação do Setembro Amarelo e compartilha, por meio de palestras, sua experiência a respeito da temática “suicídio” e da sua atuação na Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante da PROAE.

Durante a saudação aos presentes no auditório da SEDIS, a Secretaria Adjunta de Educação a Distância da UFRN, Ione Morais, destacou a necessidade de os profissionais darem uma parada nas atividades para “se olhar e olhar o outro”. Ainda de acordo com Ione Morais, momentos como esse colaboram com a percepção sobre possíveis mudanças de comportamento que podem representar sinais de alerta para problemas relacionados à saúde mental.

A bolsista de Programação, Raquel Lopes, foi uma das pessoas que acompanharam atentamente as orientações. Para ela, essas discussões permitem que “sejamos mais empáticos com os colegas de trabalho e, mais que isso, com as pessoas que sofrem com algum ‘problema’ psicológico”. Aguçar a escuta para as queixas dos que nos cercam, foi uma das principais dicas transmitidas pela psicóloga ao longo da conversa.

Cíntia Guedes comemorou a adesão dos colaboradores da SEDIS à iniciativa, muitos vieram vestidos de amarelo. “Eu fiquei muito satisfeita com a participação de todos, com perguntas, troca de informações e tive a certeza de que todos perceberam como é fundamental parar para meditar sobre a própria vida, para seguir a rotina com mais leveza e mais saúde”. Ela encerrou o bate-papo citando alguns contatos com serviços especializados para atender demandas relativas à Prevenção ao Suicídio.

Acesse aqui e saiba mais sobre a iniciativa do Setembro Amarelo.

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Tags: , , , ,