Recém-formados dos polos de Macau e de Lajes comemoram o reconhecimento da UFRN pela dedicação aos estudos - Sedis

13 de dezembro de 2021

Nascida na capital do Rio Grande do Norte, Esiêdla Pereira de Andrade, de 37 anos, encontrou em Lajes, cidade distante cerca de 125 quilômetros de Natal, o ponto de partida para a graduação no curso de licenciatura em Geografia a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No lugar, funciona o Polo de Apoio Presencial que abriga a infraestrutura de auxílio aos estudantes nos dias de atividades acadêmicas em grupo ou individuais.

Para Esiêdla Andrade, a Educação a Distância representa ter autonomia para desenvolver métodos próprios que incentivam e facilitam o aprendizado: “consegui conciliar meus estudos e meu trabalho de forma harmoniosa, sem traumas e desgastes”. A dedicação surtiu efeito, no dia de sua colação de grau, 23 de novembro de 2021, Esiêdla recebeu, ao vivo, o comunicado de que havia sido laureada.

“Além de ter ficado surpresa, é muito gratificante ter o reconhecimento, por parte da UFRN, dos esforços e desafios durante a nossa trajetória de 4 anos”, comentou ao falar sobre a sensação de receber a láurea acadêmica. Agora, os planos dela são adquirir mais conhecimentos na área para que possa, cada vez mais, ser uma profissional qualificada e atenta às necessidades dos alunos e da comunidade escolar.

Química na Costa Branca

A cidade de Macau, na Costa Branca potiguar, é a principal produtora de sal marinho do Brasil e de petróleo do Rio Grande do Norte. Foi lá onde nasceu Thiago Winicio Rocha Lima, o primeiro graduado em um curso de nível superior da sua família. Recém-formado em Química a distância, ele relembra as principais dificuldades durante o período de estudos: “ser fiel aos cronogramas criados por mim e às datas de provas e tarefas”.

Ainda segundo Thiago Winicio, essa é a segunda graduação concluída por ele, na modalidade EaD. A primeira foi bacharelado em Administração Pública, em 2015, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte: “poder cursar também o curso de Química, nessa modalidade, foi um sonho, já que amo essa Ciência e há oito anos atuo na área como técnico em química na Petrobras”.

Ao receber a láurea acadêmica na tarde do dia 19 de novembro de 2021, no Campus Central da UFRN, em Natal, Thiago conta que teve de explicar aos pais do que se tratava, pois, eles não tinham a dimensão da importância daquele momento. “A paixão pela Química me fez ter disciplina e dedicação às matérias, ler cada página dos livros-textos com atenção, tentando assimilar cada conceito, dei meu máximo para ser diferente”, disse ao afirmar que o próximo passo, na carreira acadêmica, será concorrer a uma vaga em um curso de mestrado.

Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN