Parceria da SEDIS/UFRN com Ministério Público do RN será ampliada em 2021 - Sedis

Parceria da SEDIS/UFRN com Ministério Público do RN será ampliada em 2021

12 de fevereiro de 2021

Iniciada em outubro de 2018, com o lançamento da nova plataforma do Projeto Formar MP, a parceria entre o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) alcançou bons resultados e será ampliada em 2021. É o que nos conta, com entusiasmo, o Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o Promotor de Justiça Marcus Aurélio de Freitas Barros. Ele fez um balanço do trabalho realizado até aqui.

A colaboração deu origem ao novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do CEAF, com recursos interativos que possibilitaram o ingresso dos servidores do órgão a cursos básicos e de formação continuada ofertados a distância. Segundo o Coordenador do CEAF, foram mais de 40.000 acessos, desde o lançamento da plataforma até o final de 2020, com um alcance de 4.000 alunos em 117 turmas e um total 9 mil horas/aula distribuídas ao longo das formações.

Para o Promotor de Justiça, Marcus Aurélio de Freitas Barros, esses são resultados muito expressivos e ele complementa: “outro grande resultado foi a possibilidade de oferecer, via AVA, um curso para todos os Conselheiros Tutelares do Estado do Rio Grande do Norte, o que contribui para a atuação deste órgão na proteção mais qualificada às crianças e adolescentes do RN”.

Reconhecimento Nacional

A conexão com a SEDIS/UFRN surgiu com a necessidade de migração de um modelo de capacitações tradicionais, presenciais e com limitados efeitos concretos para um modelo de realização de formações continuadas consistentes, em áreas estratégicas, totalmente customizadas para as necessidades e a realidade do MPRN, esclarece o Coordenador do CEAF, que destaca, ainda, a expertise, estrutura, qualidade e competência da SEDIS/UFRN como fatores decisivos para firmar essa cooperação.

O reconhecimento nacional não demorou a aparecer. Em novembro de 2020, o Projeto Formar MP obteve, na sua categoria, o terceiro lugar no Prêmio CNMP, a premiação mais relevante do Ministério Público brasileiro. A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público foi criada para dar visibilidade aos programas e projetos que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional.

Metas para 2021

Em 2021, ainda sob efeito das mudanças provocadas pela pandemia da covid-19, o Projeto Formar MP contribuirá para que o CEAF/MPRN seja transformado em uma “Escola Institucional”, com práticas de ensino, pesquisa e extensão, com a produção de cursos que sigam a lógica de trilhas de aprendizagem. Também está em planejamento, a produção de um curso de gestão pública para os novos gestores e equipes dos municípios que tomaram posse no início desse ano.

De acordo com a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, esse é o papel da universidade no que diz respeito à EaD: contribuir na formação continuada de profissionais e possibilitar, dessa forma, a manutenção da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos atendidos pelo Ministério Público do RN. “Estamos felizes em fazer parte dessa história de sucesso e nos colocamos à disposição para continuarmos a trilhar, em conjunto, os caminhos da EaD para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Relembre o evento de apresentação do novo AVA do MPRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, especial, MPRN, notícias, parceria, UFRN