SEDIS produz material para orientar atividades de ensino remoto na UFRN - Sedis

SEDIS produz material para orientar atividades de ensino remoto na UFRN

9 de junho de 2020

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte elaborou dois cadernos com orientações para a realização de atividades baseadas no ensino remoto em caráter emergencial. O primeiro aborda uma proposta de design para a organização de aulas. Já o segundo traz orientações básicas para a elaboração do plano de aula. Esse material faz parte de um conjunto de publicações que dará suporte a uma série de ações adotadas pela UFRN, diante da suspensão das aulas por conta da pandemia da covid-19.

No último dia 1º de junho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a resolução 023, que regulamenta a oferta de atividades remotas da graduação, da pós-graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico, em caráter excepcional. Esse é um projeto piloto de ensino remoto e será ofertado de maneira não obrigatória a estudantes e professores.

Além disso, foi criado o Período Letivo Suplementar Excepcional (2020.3), para os cursos de graduação presencial. Para os cursos de graduação a distância, fica mantido o uso do ambiente virtual de aprendizagem Mandacaru Acadêmico, sem a necessidade de aderir ao ensino remoto. Nos dois casos, o calendário 2020. 1 permanecerá suspenso.

A Coordenadora Pedagógica da EaD na UFRN, Lilian Zaros, explica que os alunos da educação a distância poderão se inscrever em até 180 horas de componentes curriculares e nas chamadas atividades que não formam turmas. Lilian Zaros destaca ainda que a comunicação com os alunos da EaD continua pela página da Coordenação Pedagógica e das Coordenações dos cursos de graduação a distância encontradas dentro do ambiente virtual de aprendizagem.

Ensino remoto e educação a distância

Além da Coordenadora Pedagógica da EaD na UFRN, a elaboração dos cadernos contou com a colaboração e coordenação da Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a Secretária Adjunta de Educação a Distância da UFRN, Ione Morais, e a Coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Caicó, Tânia Cristina Meira. A expertise das professoras na modalidade de ensino a distância foi fundamental para a produção desses conteúdos.

Segundo a Secretária de EaD da UFRN, Carmem Rêgo, esse é um modelo que também é baseado em ferramentas tecnológicas, mas ao contrário da modalidade de ensino a distância, as aulas e atividades remotas são aplicadas pontualmente. Nesse contexto, essa é uma solução rápida e acessível para muitas instituições que possuem cursos presenciais, esclareceu a professora Carmem Rêgo.

Itinerário formativo

De acordo com Ione Morais, Secretária Adjunta da EaD da UFRN, o itinerário apresentado no material revela possibilidades para a ação do professor no processo de planejamento e sistematização do plano de aula, considerando a disposição dos conteúdos, a formulação dos objetivos, a definição de estratégias metodológicas, a identificação dos suportes da aprendizagem e outras características.

Para a professora Tânia Cristina Meira, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial em Caicó, a aplicação didática dessa proposta de ensino remoto deve extrapolar o período emergencial e possibilitará a ampliação do contato dos estudantes com ferramentas digitais e impulsionará, nos professores de cursos presenciais, o desenvolvimento de competências profissionais associadas às pedagógicas que já são dominadas pelos docentes.

Acesse aqui os conteúdos sobre ensino remoto:

Ensino Remoto Emergencial 1.

Ensino Remoto Emergencial 2.

Fonte: Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, ensino remoto, notícias, parceria, UFRN