Com apoio da SEDIS, PROGESP promove curso para professores da UFRN na área de tecnologias educacionais - Sedis

18 de junho de 2020

A expressão “novo normal” está entre as mais usadas nas mídias sociais e pela imprensa tradicional para destacar a adaptação à realidade enfrentada no Brasil e no mundo diante da pandemia da covid-19. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está conectada com o cenário atual, que exige o distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde brasileiros e internacionais e, nesse contexto, a necessidade de implementação do ensino remoto emergencial.

Seguindo as orientações da Administração Superior da Instituição de ensino que, por meio da Resolução nº 023/2020-CONSEPE, regulamentou o período letivo suplementar excepcional, de 15/06/2020 a 29/07/2020, a PROGESP/UFRN promoverá o “Curso de Mediação didática com auxílio de tecnologias educacionais”, destinado a professores que atuam no ensino presencial na Universidade. Essas ações servirão para o semestre suplementar registrado no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas como “2020.5”.

De acordo com a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas dos Santos, o objetivo principal dessa qualificação é promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. Ainda segundo a Pró-Reitora, essa qualificação capacitará o corpo docente na criação, na organização e no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas por meio de plataformas tecnológicas.

Parceria com a SEDIS

Segundo a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a equipe da SEDIS colaborou com a seleção dos conteudistas e o desenvolvimento dos módulos educacionais que serão disponibilizados aos professores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da PROGESP (AVAProgesp), também criado com o apoio da equipe da Secretaria.

A expectativa é reunir nas atividades todos os docentes do ensino presencial da UFRN. Os interessados já podem fazer sua inscrição, no portal <www.sigrh.ufrn.br>, até a próxima segunda-feira (22), quando será realizada uma webpalestra que marcará a aula inaugural do curso. A Secretária de Educação a Distância da UFRN será a mediadora dessa atividade que terá a participação do Reitor da Universidade, José Daniel Diniz Melo, e da Professora Eloiza Oliveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como palestrante.

Transmissão da webpalestra

A webpalestra que dará início ao curso está marcada para começar às 16h, do dia 22 de junho de 2020, e será transmitida pelo Canal da SEDIS no YouTube. A intenção é possibilitar o acesso, apenas nesse primeiro momento, a todos os interessados pelas temáticas que serão debatidas ao longo dos módulos. No decorrer da qualificação, somente os que estiverem logados ao AVAProgesp participarão das atividades síncronas e assíncronas.

Ansiosa pela chegada do momento de compartilhar experiências, a professora Eloiza Oliveira, que é Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ, declarou que “a mediação didática com a utilização de tecnologias pode ser, além da transposição de um dos desafios trazidos pela pandemia da covid-19, uma oportunidade preciosa de inovação e descobertas no universo da Educação no Brasil e de contribuição para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem no nosso país”.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: conexão, educação a distância, ensino remoto, evento, notícias, oportunidade, parceria, UFRN