Cadernos de Ensino Mediado por TIC produzidos pela SEDIS ganham visibilidade nacional - Sedis

6 de agosto de 2020

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem apoiado e desenvolvido várias iniciativas, durante a pandemia da covid-19, com a finalidade de minimizar os impactos do distanciamento social na rotina acadêmica de alunos e professores de cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância. Entre as ações que contam com a parceria da SEDIS, estão os cursos ofertados nas plataformas AVAProex e AVAProgesp.

Esses cursos têm o objetivo de auxiliar discentes e docentes na implementação do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, as chamadas TICs, no processo de ensino e aprendizagem. Além desses itinerários formativos, a SEDIS, com a colaboração de vários educadores da UFRN, desenvolveu uma série de publicações intitulada “Cadernos de Ensino Mediado por TIC”. Ao todo, já foram produzidos 7 volumes.

Os temas abordados nesses exemplares são: 1) Proposta de design para a organização de aulas; 2) Orientações básicas para a elaboração do plano de aula; 3) Sequência pedagógica aplicada ao ensino on-line EaD; 4) Conceitos e fundamentos de avaliação; 5) Estudantes com necessidades educacionais específicas na UFRN; 6) Estratégias de aprendizagem com metodologias ativas e 7) Aprendizado na Sala de Aula Virtual (SAV) do SIGAA.

De acordo com a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, esses materiais têm ganhado reconhecimento nacional e têm sido utilizados por outras instituições de ensino superior do país, por possuírem conteúdos de fácil compreensão, unindo textos e ilustrações. No mês passado, essa experiência foi apresentada, e bem recebida, durante o I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação (I SICDE), promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação digital, ensino remoto, notícias, UFRN