Marcos históricos da Educação Interprofissional em Saúde

Inicio dos anos 1960

Movimentos isolados de alguns departamentos questionavam a formação excessivamente separada dos profissionais de saúde, com consequências para a efetiva comunicação no trabalho em saúde.

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Ao longo dos anos 1960

A colaboração entre os profissionais de saúde começa a ganhar força e ocupa espaço na agenda de planejamento das políticas de reforma do ensino na saúde no Reino Unido.

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Final da década de 1970

Surgem alguns programas específicos de formação interprofissional, sob o lema: aprender juntos para trabalhar juntos.

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1988

A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a necessidade de esforços no sentido de melhorar a competência colaborativa dos profissionais de saúde com consequente melhoria nos resultados de saúde, e lança a publicação com o mesmo título: Aprender juntos para trabalhar juntos.

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2010

A OMS demonstrou mais recentemente o seu compromisso com o IPE, criando a Rede Global de Profissionais de Saúde para maximizar o potencial de todos os profissionais de saúde por meio de uma rede virtual estimulando a colaboração interprofissional e encorajando os países a contribuírem para uma agenda global de saúde amparados no “Marco para a Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa, lançado em 2010, com tradução para o português.

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