Dimensão: Micro

Processos: Cenários de aprendizagem

Descrição: Engloba as estratégias para ensinar e valorizar a colaboração interprofissional no processo de formação.

Aborda as seguintes questões relacionadas à interprofissionalidade:
- O que ensinar?
- Como ensinar?
- Onde ensinar?

Dimensão: Micro

Processos: Desenvolvimento do corpo docente

Descrição: É importante que o corpo docente aprenda aprender a facilitar a educação interprofissional, reconhecendo e valorizando as atitudes em relação à colaboração.

Dimensão: Meso

Processos: Liderança

Descrição: Incluem o empoderamento dos atores para a condução de iniciativas que fortaleçam a interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde.

Dimensão: Meso

Processos: Apoio Institucional

Descrição: Processos administrativos que valorizem e apoiem os métodos para implementação de iniciativas de educação e trabalho interprofissional em saúde, incluindo também logísticas e apoio financeiro.

Dimensão: Macro

Processos: Formulação de políticas

Descrição: Políticas de educação e de saúde que valorizem a educação interprofissional como base teórico-conceitual e metodológico para o desenvolvimento de competências colaborativas, no intuito de formar profissionais mais aptos ao efetivo trabalho em equipe. A dimensão macro deve apoiar e legitimar as iniciativas da dimensão meso e micro.