UFRN amplia sua atuação no estado com a ajuda da educação a distância - Sedis

UFRN amplia sua atuação no estado com a ajuda da educação a distância

17 de abril de 2019

Após apresentarmos um Panorama do Programa Universidade Aberta no Brasil no país, destacamos na segunda reportagem da série especial sobre a EaD no RN as ações desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pioneira na oferta desta modalidade de ensino no estado. A UFRN criou, em junho de 2003, a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). Essa Secretaria tem como objetivo fomentar a educação na modalidade a distância, a partir do emprego das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem.

Por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), são ofertados pela UFRN 9 cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química) e 1 curso de bacharelado (Administração Pública) em polos da Região Metropolitana de Natal e no interior do estado. Atualmente, a UFRN oferece cursos a distância em Polos de Apoio Presencial nas cidades de Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, Guamaré, Macau, Lajes, Grossos, Caraúbas, Martins, Marcelino Vieira, Luís Gomes, Caicó e Currais Novos.

De acordo com a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, os cursos de EaD cumprem um importante papel na formação para o mercado de trabalho, além de contribuir efetivamente com a inserção social e a democratização do ensino superior ao disponibilizar cursos em lugares longínquos, oportunizando a conciliação do processo formativo com atividades cotidianas daqueles que buscam, por meio do estudo, sua realização pessoal e profissional. Ainda segundo a Professora Carmem Rêgo, não há, por enquanto, previsão para o lançamento de um novo edital com vagas para cursos superiores a distância na UFRN. Mas, os interessados em concorrer às vagas nessa modalidade de ensino deverão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujo período de inscrições será realizado de 6 a 17 de maio de 2019.

Para saber das novidades dos cursos a distância na universidade, você deve acessar o site da SEDIS e os perfis da Secretaria nas redes sociais. Quem quiser pesquisar detalhes sobre a história da SEDIS, é só baixar o e-book “Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Quinze anos de prática”.

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, notícias, parceria