Representantes da Universidade Federal do Amapá discutem parcerias com a SEDIS/UFRN - Sedis

24 de outubro de 2022

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) atua há 19 anos em favor do fortalecimento dessa modalidade de ensino. Por conta da experiência consolidada na área, a SEDIS/UFRN se tornou uma referência para outras instituições brasileiras de ensino superior. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2022, a equipe do Departamento de Educação a Distância (DEaD) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) esteve em Natal/RN para conhecer as instalações físicas da Secretaria e o funcionamento dos setores responsáveis pelo suporte das atividades de EaD na Universidade.

De acordo com Inajara Viana, diretora do DEaD/UNIFAP, entre os principais objetivos desse intercâmbio estão o compartilhamento de experiências na área e a discussão de expertises sobre o Moodle Mandacaru, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) usado pelos cursos de graduação da UFRN, e a integração dele com o Sistema Integrado de Gestão da Atividades Acadêmicas (SIGAA). “A ideia da visita técnica é ampliar os olhares em relação à parte tecnológica e de gestão para estimular a UNIFAP a trilhar caminhos de crescimento e de fortalecimento da EaD”, concluiu a gestora amapaense.

A secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, destacou esse momento como importante para a troca de saberes e construção de novas parcerias entre as instituições de ensino do Norte e do Nordeste do país. Já a secretária Adjunta de EaD/UFRN, Ione Morais, esclareceu sobre os processos pedagógicos que envolvem o uso do AVA, enfatizando a transparência de todas as informações publicadas para a comunidade acadêmica. Os convidados da UNIFAP participaram, ainda, de oficinas com os colaboradores da SEDIS/UFRN sobre as rotinas de produção de conteúdo, política de acessibilidade e gestão dos cursos.

Além da diretora do DEaD/UNIFAP, Inajara Viana, que também coordena o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na universidade nortista, integraram a comitiva: o gestor Moodle, Erick Hermann Facundes, o coordenador de Tutoria, Edmar dos Reis Saraiva, e o coordenador Adjunto do Programa UAB/UNIFAP, Leandro Rodrigues de Souza.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, UFRN