Recém-graduados na Grande Natal e no Alto Oeste Potiguar recordam o percurso até a conquista da láurea acadêmica - Sedis

8 de dezembro de 2021

A noite de 9 de novembro de 2021 ficará para sempre na memória de Tatiana Cardoso Delgado Kobaiashi: “uma mistura de sentimentos, alegria, por saber que meu esforço gerou frutos, além do que eu esperava, e gratidão a Deus, por ter concluído mais uma etapa”. Durante a Colação de Grau da sua turma, Tatiana Cardoso foi agraciada com a láurea acadêmica, em reconhecimento à excelente performance ao longo do curso de bacharelado em Administração Pública a distância, concluído pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Aos 40 anos de idade, sendo 12 dedicados ao trabalho no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), ela buscou a qualificação tão desejada. Natural da capital potiguar, Tatiana teve, como base de apoio, o polo de São Gonçalo do Amarante, na grande Natal. Ao refletir sobre as principais dificuldades do percurso acadêmico, ela destaca: “para mim, a principal foi a falta de tempo. Era sempre conflituoso conseguir conciliar as demais áreas da vida, como a familiar e profissional, com as demandas do curso”.

A mãe de Tatiana, já falecida, estudou até o Ensino Médio, o pai concluiu apenas o Ensino Fundamental. Dentro desse cenário, essa conquista representa uma vitória pessoal e de toda a família: “cursar Administração Pública na UFRN foi um divisor de águas, pois, agora, eu possuo o embasamento teórico que tanto precisava, já que a parte prática, eu já dominava”. Os próximos passos serão concorrer a uma vaga de mestrado, voltado para área do serviço público e, depois, partir para o doutorado.

As Ciências Biológicas subiram a serra

Nascido em Martins, região serrana do Alto Oeste Potiguar, Wandson Geovanny Aquino da Silva foi criado na vizinha Serrinha dos Pintos, onde mora até hoje. Neto de agricultores, ele foi criado pelos avós e pela mãe: “sou o único graduado no meu núcleo familiar”, celebra com orgulho. E ele tem mais um motivo para comemorar: na noite de 11 de novembro de 2021, durante sua colação de grau, Wandson foi indicado, pela UFRN, como o melhor aluno da turma do curso de Ciências Biológicas a distância.

De acordo com Wandson Geovanny, na Educação a Distância “existe a necessidade de se desenvolver uma autonomia, a qual não estamos habituados, para fazer dar certo, é preciso firmar um compromisso consigo mesmo, aliando a dedicação, disciplina, foco, pois somos os principais responsáveis pelo processo”. Ele comentou que em Serrinha dos Pintos, não havia referências profissionais, pois nunca teve um professor de Ciências ou de Biologia com formação na área. Por isso, ele voltou à cidade natal, e no Polo de Apoio Presencial de Martins concluiu a licenciatura.

“Meu desejo é ensinar em escola pública, é a forma que encontro de poder devolver o que foi investido em mim, eu estudei em escola pública a minha vida inteira, e quero estar lá, é onde quero ser o melhor educador que puder, para mim, para os meus alunos e para minha comunidade”, fala com expectativa ao pensar no futuro profissional. No âmbito acadêmico, o novo licenciado em Ciências Biológicas ingressou em uma especialização em Metodologia de Ensino de Biologia e Química e já sonha com uma vaga em curso de mestrado.

Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN