Novos graduados a distância pela UFRN celebram a conquista da láurea acadêmica e relembram suas trajetórias - Sedis

7 de dezembro de 2021

Natural de Santana do Matos, na região do Seridó potiguar, José Joailton Soares de Lima de Oliveira viu sua vida mudar em março de 2006, quando, em uma partida de futebol, chocou-se contra o goleiro do time adversário e sofreu o deslocamento de vértebras da coluna, o que resultou na perda dos movimentos das pernas. Mas o que para muitos poderia ser limitante na procura pelo diploma de curso superior, para José Joailton foi uma grande motivação no sentido de buscar superação das dificuldades impostas pela deficiência física.

No dia 10 de novembro de 2021, ele realizou um sonho antigo: concluiu o curso de licenciatura em Educação Física a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Minhas maiores dificuldades foram a internet, problemas no computador, mas, principalmente, por ser deficiente físico, as viagens ao polo eram bem complicadas, por conta das condições do transporte, das estradas ruins e do medo de assaltos”, comenta ao relembrar sua rotina de idas ao Polo de Apoio Presencial de Currais Novos que funciona dentro do CERES.

Todo o esforço foi recompensado. José Joailton recebeu a láurea acadêmica, um reconhecimento da UFRN aos alunos que mais se destacaram nos seus cursos: “esse prêmio não é só meu, mas de todos que fazem parte do polo de Currais Novos, pois sem a ajuda do polo, familiares e grandes amigos não teria sido possível terminar minha jornada”, celebra o, agora, licenciado em Educação Física, já de olho no futuro, “meus planos são de fazer mestrado e doutorado em Educação Física, passar em um concurso e poder trabalhar”.

Pedagogia sem distância

Luzia de Oliveira Pereira Filha, de 37 anos, também faz parte da lista de formados que receberam o reconhecimento máximo da UFRN pelo desempenho acadêmico: “foi um momento de muita emoção, surpresa, alegria e gratidão a Deus por ter me dado coragem e firmeza nos momentos difíceis e à minha família pela compreensão, apoio e motivação ao longo da caminhada acadêmica”, comemorou. A formatura da turma dela, realizada no dia 4 de novembro de 2021, abriu a série de Colações de Grau referentes ao semestre letivo 2021.1.

Nascida no interior da Paraíba, na cidade de Lastro, Luzia de Oliveira fixou residência em Tenente Ananias, no Alto Oeste Potiguar, vizinho ao município de Marcelino Vieira, onde fica o Polo de Apoio Presencial que frequentou durante o curso de licenciatura em Pedagogia a distância pela UFRN: “muitas foram as dificuldades enfrentadas, como a aprendizagem autônoma, o uso das tecnologias, a organização do tempo, tendo em vista, conciliar rotinas de estudos, trabalho, os afazeres domésticos e o cuidado e o zelo com a família”.

Luzia conta ainda que a modalidade de ensino a distância foi a escolha dela, pela impossibilidade de se fazer presente, todos os dias, em uma universidade e também pela flexibilidade de horários, o que oportunizou concretização de uma meta: cursar e se formar em uma área que tem afinidade e deseja trabalhar. Depois do contato com a academia, ela diz que pretende “buscar novos conhecimentos e experiências e que estes, por sua vez, ampliem os horizontes e possibilidades de trabalho na área de formação”.

Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN