Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sedis Notícias

Terça, 14 Fevereiro 2017

NOTA DE PESAR

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

É com sentimento de pesar que tomamos conhecimento da morte do guarda municipal ABINAEL DE FREITAS NEVES, acadêmico do curso de licenciatura em História, na modalidade a distância, vinculado ao Polo de São Gonçalo do Amarante.

Nesse momento de dor, a Secretaria de Educação a Distância e a Coordenação do curso de História/EaD-UFRN manifestam sua solidariedade aos familiares e amigos do estudante.

Equipe SEDIS/UFRN

Terça, 14 Fevereiro 2017

Professores e tutores participam de treinamento sobre o ensino na EaD

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Na manhã desta terça-feira (14), em um hotel de Natal/RN, professores e tutores que atuam nos cursos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participaram da oficina pedagógica “Como eu ensino na EaD?”.

Cinco grupos de trabalho foram formados para trocar experiências e apresentar propostas de melhoria para a prática docente relacionadas ao ambiente virtual de aprendizagem (Moodle Mandacaru). Cada um desses grupos respondeu a um questionamento diferente sobre a temática da oficina.

O evento, promovido pela Secretaria de Educação a Distância da UFRN, proporcionou aos participantes momentos de reflexão sobre as metodologias utilizadas na elaboração de aulas e atividades para os acadêmicos.

O resultado dessa iniciativa deve refletir em um melhor acompanhamento do desempenho dos alunos e em avanços na qualidade do ensino superior a distância, oferecido pela UFRN.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

ft02

ft01

Segunda, 13 Fevereiro 2017

Abertas as inscrições para a 5ª Edição do Programa de Formação Complementar de Química a Distância

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O início do semestre letivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte também marca a abertura de inscrições para uma das ações mais aguardadas por acadêmicos do Curso de Química, na modalidade a distância: a 5ª Edição do Programa de Formação Complementar de Química a Distância, que reunirá, no dia 11 de março de 2017 (sábado), das 8h às 12h, alunos, professores, técnicos e tutores do curso de licenciatura em Química EAD da UFRN.

ft-quimicaAs atividades serão distribuídas em cinco Polos de Apoio Presencial: Caicó, Currais Novos, Extremoz, Macau e Nova Cruz. Em cada um desses polos, haverá uma atividade formação complementar com temáticas diversas, como a “Química de produtos naturais e algumas aplicações biotecnológicas” e “Aprendendo conceitos de Química a partir da avaliação dos rótulos de alimentos”.

As inscrições poderão ser feitas de 13 de fevereiro a 10 de março de 2017, nos mesmos locais onde ocorrerão as ações. Os interessados em participar devem doar 1 quilo de alimento não perecível, no ato da inscrição.

No caso específico do Polo de Extremoz, as atividades serão realizadas no Instituto de Química, no Campus Central da UFRN, em Natal. Para esses acadêmicos, as inscrições devem ser feitas no site: <www.quimica.ufrn.br>.

Acesse aqui a programação completa.

Quarta, 08 Fevereiro 2017

Ambiente Virtual Mandacaru ganha uma versão para dispositivos móveis

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Há alguns anos, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN desenvolveu, com base nesse programa, um formato específico chamado Mandacaru.

Mandacaru MobileO Ambiente Virtual, conhecido por seus usuários (alunos, tutores e professores) pela modernidade e navegabilidade dinâmica, ganha agora uma versão para dispositivos móveis, o Mandacaru Mobile.

O aplicativo possui o mesmo conteúdo da plataforma e está disponível para tablets e smarthphones. De acordo com Gustavo Barbosa, gerente de desenvolvimento de ambientes virtuais da SEDIS, a principal vantagem de baixar o Mandacaru Mobile é a conectividade, mesmo sem o acesso à internet.

Ele explica que os usuários vão poder fazer downloads de materiais dos módulos e estudar quando estiverem off-line. Um exercício, por exemplo, vai poder ser feito e salvo. Posteriormente, quando for realizada uma nova conexão com a web, esse conteúdo será enviado automaticamente. Também será possível, por meio do aplicativo, entrar em contato com outros acadêmicos através da opção Mensagens.

E aí? Que tal experimentar essa nova ferramenta? Baixe agora e inove na sua rotina de estudos.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 02 Fevereiro 2017

SEDIS reúne em Natal Coordenadores de Polos de Apoio Presencial

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Coordenadores de Polos de Apoio Presencial da Universidade Federal do Rio Grande de Norte participaram, nesta quinta-feira (2), no auditório da Secretaria de Educação a Distância, de um encontro com o objetivo de apresentar o planejamento das atividades para 2017 e discutir o cumprimento de novas metas.

Dos 15 Polos de Apoio Presencial existentes no Rio Grande do Norte, 13 enviaram representantes. A reunião foi coordenada pela Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo e pela Secretária adjunta da SEDIS, Ione Morais. As duas reforçaram o compromisso da SEDIS com a qualidade na educação superior a distância.

Os Coordenadores tiveram a oportunidade de falar sobre suas realidades e propor melhorias na prestação de um melhor serviço à comunidade acadêmica. A integração dos Polos foi um dos pontos abordados durante as falas.

O primeiro semestre letivo de 2017 está previsto para começar em 13 de fevereiro de 2017.

ft01

 

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

 

Sexta, 27 Janeiro 2017

Nota de Pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Ainda consternados, comunicamos o falecimento do professor CLAUDIO CARLOS DIAS. Neste triste momento, manifestamos nosso sentimento de pesar acompanhado do orgulho por esse docente, lembrando do desprendimento e do espírito de luta que o moveu, sendo pioneiro nas discussões e nas ações voltadas para o Ensino a distância nesta instituição, bem como o primeiro coordenador de graduação a distância em Matemática e atual coordenador de especialização em Matemática para o Ensino Médio (EaD).

A comunidade universitária, representada por todos os seus segmentos, manifesta a sua solidariedade à família e aos amigos. Resta-nos cultivar a memória de homem, cidadão digno, professor, escritor e lutador pelas causas em que acreditava.


Equipe UFRN/SEDIS

Quarta, 18 Janeiro 2017

SEDIS participa da UniRede e contribui com o fortalecimento das pesquisas na área de EaD

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

A UniRede foi originada a partir de um consórcio interuniversitário criado em dezembro de 1999 com o nome de Universidade Virtual Pública do Brasil. Para tanto, oitenta e duas instituições públicas de ensino superior e sete consórcios regionais foram reunidos com o objetivo principal de democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos gratuitos a distância nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão.

As reflexões sobre essa união entre várias universidades públicas brasileiras podem ser compartilhadas por meio da “EmRede – Revista de Educação a Distância”. A publicação acadêmica da Associação Universidade em Rede – UniRede foi criada em 2014.  A missão da “EmRede” é apoiar e divulgar a produção científica referente às experiências e às pesquisas vinculadas à educação a distância.

 As professoras Carmem Rêgo e Ione Morais, dirigentes da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicaram um artigo científico nessa revista. Redigido em parceria com o ex-Secretário Executivo da instituição, João Paulo Rodrigues do Nascimento, o estudo abordou a Institucionalização da Educação a Distância em instituição de ensino superior.

O texto completo dessa pesquisa pode ser lido por meio do link.

Capas Revista em Rede

Terça, 27 Dezembro 2016

Acadêmico de História EaD do Polo São Gonçalo ganha menção honrosa em Prêmio Nacional de Poesia

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2017, divulgou o resultado dos trabalhos classificados para fazer parte de uma publicação com 250 obras de autores de todo o Brasil. Entre eles, está a poesia “Anjo de Mentiras”, de autoria de Cláudio Wagner da Silva.

A menção honrosa conquistada por ele, garantiu o direito de fazer parte da obra Prêmio Poetize 2017. Antologia Poética. Cláudio Wagner da Silva é acadêmico de História EaD do Polo da UFRN, em São Gonçalo do Amarante. Em setembro deste ano, ele lançou o livro “Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra”, com 69 poemas. Entre os assuntos abordados estão amor, temáticas sociais, existenciais e científicas.

A lista completa com os nomes dos classificados pode ser acessada no site: www.premiopoetize.com.br

Premio Poetize 2017 V2

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics