Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias gerais

Segunda, 05 Setembro 2016

Mais de 100 acadêmicos conquistam o diploma de curso superior em Nova Cruz

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Filha de agricultores, Maria da Conceição Rodrigues de Lima enxergou na educação superior uma forma de mudar seu destino profissional. Moradora de Boa Saúde, pelo menos duas vezes por mês, ela fazia a viagem de cerca de uma hora de carro até Nova Cruz, onde participava dos encontros presenciais e das provas do Curso de Pedagogia EaD.

Mãe de três filhas, Maria da Conceição tinha que se ausentar do convívio com elas por algumas horas, todos os dias. Isso ocorria porque o computador usado para concluir as atividades acadêmicas ficava na casa de sua mãe. “Somos em sete irmãs, quatro delas já são professoras, faltava eu. Esse era meu grande sonho”. Seus planos para o futuro são: continuar os estudos e trabalhar em uma escola da rede pública.

formatura01
O sorriso aliviado de quem superou as dificuldades.

Gilberto Bezerra Soares já era formado em Geografia quando ingressou no Curso de Educação Física EaD, no Polo de Nova Cruz. Ele é enfático ao comparar o curso que fez em Guarabira na Paraíba: “Eu fui mais cobrado no curso superior a distância do que no presencial”. Ele sempre trabalhou com atividades ligadas à educação física, mas faltava o diploma na área.

Não falta mais. Ele é um dos 118 acadêmicos de 8 cursos diferentes que participaram da Colação de Grau no Ginásio Poliesportivo de Nova Cruz. Morador de São José de Campestre, a distância de 60 quilômetros, entre a sua casa e Polo da Universidade Aberta do Brasil, não representou obstáculo para a realização de seu grande objetivo. Trabalhando em dois turnos, ele agora quer fazer mestrado e enriquecer ainda mais o seu currículo.

formatura02
Gilberto se diz mais preparado para o mercado de trabalho.

Para Carmem Rêgo, Secretária da Educação a Distância da UFRN, “é uma imensa alegria formar profissionais para atuar em cidades onde não havia professores”. Ainda segundo ela, a intenção da UFRN é “levar ensino superior de qualidade para o interior do Rio Grande do Norte e, assim, contribuir com a inclusão social”.

Luiz Augusto de Morais Filho, coordenador do Polo UAB de Nova Cruz, esclarece que essa formatura beneficia a população de 27 municípios potiguares e paraibanos em áreas de maior carência de professores, como Química, Matemática e Ciências Biológicas. De acordo com o coordenador: “No começo os alunos levam um susto com a dinâmica da EaD, mas depois, com perseverança, alcançam seus propósitos”.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Terça, 23 Agosto 2016

Forma de pagamento de bolsas da CAPES para professores e tutores EaD será alterada

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A partir de setembro, a forma de pagamento de professores e tutores que atuam em Polos EaD, no Sistema Universidade Aberta do Brasil, irá mudar. Em vez de depósito em conta benefício, o procedimento será feito em conta corrente. A determinação é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).

Atuab
Ao acessar o Ambiente de Trabalho da UAB os bolsistas recebem todas as orientações.

A esse respeito, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN enviou mensagens eletrônicas aos bolsistas orientando sobre como proceder para informar os dados bancários à CAPES. Os lotes de pagamentos gerados a partir de setembro de 2016, a ser creditados em outubro de 2016, serão realizados, exclusivamente, na conta corrente dos bolsistas. Para evitar transtornos, é preciso informar, o quanto antes, esses dados.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS / UFRN

Terça, 16 Agosto 2016

Divulgação dos habilitados, horário e local das entrevistas da Chamada Pública 01/2016- SEDIS

Sedis Notícias Notícias gerais, Silas

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN vem a público divulgar a relação dos habilitados, horário e local das entrevistas da Chamada Pública da Seleção Simplificada de estudantes de Comunicação Social, Design e Letras (Libras e Língua Portuguesa) para atuação como bolsistas.

Para acessar a relação, clique aqui

Quinta, 11 Agosto 2016

Ex-acadêmica do Polo UAB de Currais Novos é aprovada em Especialização no IFRN e Mestrado da Sociedade Brasileira de Física

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Nas expectativas mais otimistas, Ercília Juliana Marciano de Oliveira, de 27 anos, não pensava em concretizar, em poucos meses de graduada, vários objetivos profissionais. Em fevereiro de 2016, ela concluiu o curso de Licenciatura em Física, no Polo UAB de Currais Novos. Desde então, as conquistas começaram a aparecer.

Os feitos são resultado da dedicação pessoal e da boa formação acadêmica. “Nos cursos de Educação a Distância os alunos têm que correr atrás de explicações e aproveitar, bem melhor, o tempo disponível para os estudos”, esclarece Ercília Juliana.

ft-ercilia

A primeira conquista, a aprovação em quinto lugar, no Concurso Público da 9ª DIREC, em Currais Novos. Em abril deste ano, ela foi convocada para assumir o cargo de professora. Agora, dá aulas na cidade e no município vizinho de São Vicente.

Neste mês de agosto, vieram duas boas notícias de uma só vez: ela está entre os selecionados para a Especialização em Ciências Naturais e Matemática, oferecida pelo IFRN e conquistou uma das vagas do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física; este último é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física. As aulas vão ocorrer no Campus da UFRN, em Natal.

A história da seridoense Ercília Juliana inspira os acadêmicos da Educação a Distância a não desistirem das suas metas e acreditarem em seus potenciais.

Fonte: Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Foto: Arquivo Pessoal

Sexta, 05 Agosto 2016

Abertas inscrições para Curso a Distância de Prevenção do Uso de Drogas

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Os profissionais de Educação têm papel decisivo no combate ao uso de drogas. Portanto, é na escola que esse debate deve começar a ser fomentado. Para contribuir com a discussão, foram abertas as inscrições para o “Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”.

Entre os principais objetivos do curso estão a capacitação dos profissionais de educação para atuar na prevenção e na atenção ao uso de drogas, e ainda, o estímulo para a elaboração de propostas pedagógicas eficientes que trabalhem essa temática em sala de aula.

Fazem parte do público-alvo professores da Educação Básica, educadores que atuam na gestão escolar, profissionais da saúde e assistência social com atuação em instituições de ensino.
Curso PrevenþÒo Drogas

Para José Pereira de Melo, Coordenador do curso e Professor do Departamento de Educação Física da UFRN, essa qualificação é importante para ampliar os conhecimentos sobre as consequências do uso de drogas.

Quem se interessar pelo assunto e não se enquadrar em um dos perfis profissionais citados, precisa ter a partir de 18 anos de idade para se inscrever. O curso tem a duração de 180 horas/atividades.

As inscrições se encerram no dia 29 de agosto e podem ser feitas no SIGAA: http://bit.ly/2aUi3q9. A ficha de inscrição também pode ser solicitada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . São oferecidas duas mil vagas.

Quer saber mais? Acesse o link com detalhes sobre o conteúdo.

Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Sexta, 05 Agosto 2016

SEDIS abre inscrições para bolsistas nas áreas de Comunicação Social, Design e Letras

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre, nesta segunda-feira (8), inscrições para cadastro de reserva de bolsistas dos cursos de graduação, nas áreas de Comunicação Social, Design e Letras (Libras e Língua Portuguesa) da UFRN.

Os estudantes vão receber uma bolsa mensal no valor de 600 reais, para uma jornada de 20 horas semanais (de segunda à sexta). Para participar da seleção, é necessário ter concluído (sem reprovações), no mínimo, cinquenta por cento, de algum dos cursos nas áreas citadas.

Veja mais detalhes sobre as vagas e exigências no quadro a seguir.

Quadro com descriþÒo vagas

As inscrições serão feitas na Sede da SEDIS, localizada próximo à Praça Cívica, no Campus Central da UFRN. Os interessados devem se inscrever de 8 a 12 de agosto, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Os candidatos terão de apresentar ficha de inscrição fornecida no ato da entrega da documentação; Histórico escolar emitido pelo SIGAA, há, no máximo, 15 dias, contando da data da abertura das inscrições; Atestado de matrículas emitido pelo SIGAA contendo as disciplinas matriculadas no período letivo 2016.2; E, por fim, Currículo Vitae e Portfólio.

No site da SEDIS você confere o resultado da seleção. Para acessar o conteúdo completo da Chamada Pública 01/2016-SEDIS, basta clicar neste link.

Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 28 Julho 2016

Coordenação do Curso de Química a Distância promove 4ª edição da Formação Complementar

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Uma manhã de sábado diferente na rotina de docentes, técnicos e tutores vinculados ao Curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância. Essa é a proposta da Coordenação do Curso de Química a Distância com a realização da quarta edição da Formação Complementar.

Participam das atividades os polos de apoio presencial de Caicó, Currais Novos, Extremoz, Macau e Nova Cruz. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de agosto, véspera da programação. No caso dos acadêmicos de Extremoz, as ações serão desenvolvidas no prédio do Instituto de Química, no Campus Central da UFRN, em Natal.

Além da oportunidade de aprendizado na área, os participantes também podem contribuir com comunidades pobres que vivem vizinhas aos polos. Para isso, eles devem doar 1 quilo de alimento não perecível, no ato da inscrição.

As atividades começam às 8 horas da manhã e serão encerradas ao meio-dia. De acordo com os organizadores, certificados serão emitidos para os participantes. A Secretaria de Educação a Distância apoia essa iniciativa.

Programação Química

Equipe de Comunicação SEDIS/UFRN

Quarta, 27 Julho 2016

Nota de pesar

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN vem a público manifestar sentimento de profunda tristeza pelo falecimento da aluna KEILA ANDRADE GOMES DA SILVA, aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, vinculada ao polo de Parnamirim- RN.

À família, registramos toda a nossa solidariedade neste momento de dor e perda.

Natal, 26 de julho de 2016
Equipe SEDIS- UFRN

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics