Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias gerais

Segunda, 27 Março 2017

Comperve publica edital com 1.610 vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura na modalidade a distância

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) publicou edital com a abertura de 1.610 (um mil, seiscentas e dez) vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura, na modalidade de Educação a Distância.

As provas do Processo Seletivo para Educação Superior a Distância da UFRN (Vestibular a Distância), com ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2017, serão aplicadas, simultaneamente, nos polos de apoio presencial distribuídos no Estado do Rio Grande do Norte, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio.

Podem participar do Processo Seletivo portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) e professores em exercício nas redes públicas de ensino. Esses últimos terão 50% das vagas reservadas.

As vagas ofertadas são para os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. Essas vagas serão distribuídas para os polos de Caicó, Guamaré, Currais Novos, Macau, Lajes, São Gonçalo do Amarante, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via Internet, a partir das 8h00min do dia 10 de abril até às 23h59min do dia 02 de maio de 2017. Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

No site da Comperve: www.comperve.ufrn.br estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição.

Segunda, 27 Março 2017

Estão abertas as inscrições, de 14 de março a 18 de abril, para o curso EAD "A crise da sociedade salarial. Que trabalho para que sociedade?"

Sedis Notícias Editais e concursos Notícias gerais, Sedis

O curso acontecerá de 01 de maio a 02 de julho de 2017 e oferecerá certificado de extensão.

Objetivo: Compreender, interpretar e debater a crise da sociedade do trabalho contemporânea.

Clique aqui para se inscrever

 

Segunda, 20 Março 2017

Setor de Acessibilidade da SEDIS promove Curso de Locução

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Colaboradores da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE participaram, na manhã desta segunda-feira (20), da aula inaugural do Curso de Locução. A iniciativa é promovida pelo Setor de Acessibilidade da SEDIS.

Entre os objetivos da ação estão: promover a reflexão e a vivência do estudo da voz humana como uma necessidade e como um fator de saúde, além de exercitar técnicas para o melhor desempenho da voz. Ou seja, permitir que os alunos possam ter o domínio sobre os recursos vocais que possuem.

Curso Locução Foto

De acordo com o professor Jefferson Fernandes, coordenador do Setor de Acessibilidade da SEDIS, esse trabalho vai contribuir com a formação de um banco de voz que será utilizado em demandas internas da UFRN, como por exemplo, a locução audiodescritiva, empregada em materiais audiovisuais.

Quem ministrará o curso, com uma carga horária de 20 horas/aula, será Mayra Montenegro, professora da área de Expressão Vocal na Licenciatura em Teatro, do Departamento de Artes da UFRN. Além de mestre em Artes Cênicas pela Instituição, ela tem experiência como atriz e cantora.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Quinta, 09 Março 2017

Visita da primeira professora com Síndrome de Down do Brasil marca programação em homenagem às mulheres na SEDIS

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN recebeu a visita de Débora Seabra, primeira professora com Síndrome de Down do Brasil.

Débora trabalha como professora assistente em uma escola particular de Natal há 12 anos, faz palestras no Brasil e em outros países abordando sempre o combate ao preconceito. Durante um bate-papo descontraído, a professora contou à Equipe da SEDIS/UFRN um pouco sobre suas conquistas. Além disso, relatou casos de preconceito que sofreu ao longo da vida escolar e como o apoio da família e de amigos foi fundamental para não desistir dos seus sonhos.

foto1

Um deles foi concretizado em 2013, com o livro: “Débora conta histórias”. A obra traz várias fábulas infantis tendo como cenário uma fazenda onde os animais são os protagonistas. A temática da inclusão é o pano de fundo para o enredo.

O público, presente no auditório da instituição, acompanhou atento as mensagens inspiradoras para a busca de um mundo com igualdade de oportunidades para mulheres e homens de forma que o respeito às diferenças prevaleça sempre.

foto2

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Terça, 14 Fevereiro 2017

NOTA DE PESAR

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

É com sentimento de pesar que tomamos conhecimento da morte do guarda municipal ABINAEL DE FREITAS NEVES, acadêmico do curso de licenciatura em História, na modalidade a distância, vinculado ao Polo de São Gonçalo do Amarante.

Nesse momento de dor, a Secretaria de Educação a Distância e a Coordenação do curso de História/EaD-UFRN manifestam sua solidariedade aos familiares e amigos do estudante.

Equipe SEDIS/UFRN

Terça, 14 Fevereiro 2017

Professores e tutores participam de treinamento sobre o ensino na EaD

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Na manhã desta terça-feira (14), em um hotel de Natal/RN, professores e tutores que atuam nos cursos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participaram da oficina pedagógica “Como eu ensino na EaD?”.

Cinco grupos de trabalho foram formados para trocar experiências e apresentar propostas de melhoria para a prática docente relacionadas ao ambiente virtual de aprendizagem (Moodle Mandacaru). Cada um desses grupos respondeu a um questionamento diferente sobre a temática da oficina.

O evento, promovido pela Secretaria de Educação a Distância da UFRN, proporcionou aos participantes momentos de reflexão sobre as metodologias utilizadas na elaboração de aulas e atividades para os acadêmicos.

O resultado dessa iniciativa deve refletir em um melhor acompanhamento do desempenho dos alunos e em avanços na qualidade do ensino superior a distância, oferecido pela UFRN.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

ft02

ft01

Segunda, 13 Fevereiro 2017

Abertas as inscrições para a 5ª Edição do Programa de Formação Complementar de Química a Distância

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O início do semestre letivo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte também marca a abertura de inscrições para uma das ações mais aguardadas por acadêmicos do Curso de Química, na modalidade a distância: a 5ª Edição do Programa de Formação Complementar de Química a Distância, que reunirá, no dia 11 de março de 2017 (sábado), das 8h às 12h, alunos, professores, técnicos e tutores do curso de licenciatura em Química EAD da UFRN.

ft-quimicaAs atividades serão distribuídas em cinco Polos de Apoio Presencial: Caicó, Currais Novos, Extremoz, Macau e Nova Cruz. Em cada um desses polos, haverá uma atividade formação complementar com temáticas diversas, como a “Química de produtos naturais e algumas aplicações biotecnológicas” e “Aprendendo conceitos de Química a partir da avaliação dos rótulos de alimentos”.

As inscrições poderão ser feitas de 13 de fevereiro a 10 de março de 2017, nos mesmos locais onde ocorrerão as ações. Os interessados em participar devem doar 1 quilo de alimento não perecível, no ato da inscrição.

No caso específico do Polo de Extremoz, as atividades serão realizadas no Instituto de Química, no Campus Central da UFRN, em Natal. Para esses acadêmicos, as inscrições devem ser feitas no site: <www.quimica.ufrn.br>.

Acesse aqui a programação completa.

Quarta, 08 Fevereiro 2017

Ambiente Virtual Mandacaru ganha uma versão para dispositivos móveis

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment – Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Há alguns anos, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN desenvolveu, com base nesse programa, um formato específico chamado Mandacaru.

Mandacaru MobileO Ambiente Virtual, conhecido por seus usuários (alunos, tutores e professores) pela modernidade e navegabilidade dinâmica, ganha agora uma versão para dispositivos móveis, o Mandacaru Mobile.

O aplicativo possui o mesmo conteúdo da plataforma e está disponível para tablets e smarthphones. De acordo com Gustavo Barbosa, gerente de desenvolvimento de ambientes virtuais da SEDIS, a principal vantagem de baixar o Mandacaru Mobile é a conectividade, mesmo sem o acesso à internet.

Ele explica que os usuários vão poder fazer downloads de materiais dos módulos e estudar quando estiverem off-line. Um exercício, por exemplo, vai poder ser feito e salvo. Posteriormente, quando for realizada uma nova conexão com a web, esse conteúdo será enviado automaticamente. Também será possível, por meio do aplicativo, entrar em contato com outros acadêmicos através da opção Mensagens.

E aí? Que tal experimentar essa nova ferramenta? Baixe agora e inove na sua rotina de estudos.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Ambiente virtual

Polos de apoio

Web Analytics