Ex-alunos de Química EaD/UFRN são autores de estudo sobre novo uso para as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar - Sedis

26 de janeiro de 2023

Valdic Luiz da Silva e José Alberto Batista foram alunos da primeira turma do curso de Química a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no polo de Nova Cruz/RN. Eles concluíram a graduação em 2010 e, nos anos seguintes, se reencontraram nos cursos de mestrado e de doutorado em Química, também pela UFRN. A longa parceria acadêmica foi reeditada, agora, eles fazem parte de um grupo de dez pesquisadores da Universidade que criou um novo uso para as cinzas do bagaço in natura da cana-de-açúcar.

A tecnologia patenteada é um processo para a obtenção de um composto chamado de sílica, material que está presente em diversos produtos como tintas, cosméticos, adesivos e outros materiais. José Alberto destaca a contribuição da EaD em sua trajetória acadêmica: “foi um marco de mudança na minha vida, eu antes era servidor público estadual do RN, trabalhava na manutenção de Hospitais da Sesap e, se não fosse a UFRN, através da SEDIS, de acreditar nessa nova modalidade de ensino, não teria como concluir a minha graduação, visto que trabalhava em plantões de 24 horas, diariamente, 6 dias por semana”.

Hoje, além de pesquisador, José Alberto é servidor público em dois estados: Paraíba e Rio Grande do Norte. “Melhorei, substancialmente, minha vida profissional e financeira e, tudo, devo à iniciativa da UFRN de criar esses cursos EaD”, conclui em tom de agradecimento. “A EaD contribuiu bastante, para minha pós-graduação em mestrado e em doutorado, pois é uma modalidade que permite estudar de forma virtual e sermos acompanhados por tutores e, em alguns momentos, por professores”, afirma Valdic Luiz, colega de profissão e parceiro nessa jornada em busca de conhecimento.

Valdic analisa a empregabilidade gerada a partir do acesso ao Ensino Superior a distância. Segundo ele, a maioria dos alunos licenciados pela UFRN na modalidade EaD consegue êxito em concursos públicos, “eu mesmo, sou professor efetivo da rede pública estadual da Paraíba, estando no momento exercendo a função de coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática, além da função de professor de Química do ensino médio”, enfatizou ao falar sobre sua carreira profissional.

Para a professora da Pós-Graduação em Química da UFRN, Luciene Santos, que também coordena o curso de Licenciatura em Química a distância na Universidade e o grupo de pesquisa, do qual fazem parte Valdic Luiz e José Alberto, “esses alunos foram bastante dedicados durante todo o processo da vida acadêmica, tanto na graduação, quanto no mestrado e no doutorado e, nesse estudo, que gerou duas patentes, eles foram autores principais, foi um prazer enorme orientá-los e a Universidade colheu muitos frutos com o trabalho deles”.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: ciência, educação a distância, educação digital, histórias da EaD, notícias, UFRN