Coordenadora Pedagógica de EaD da UFRN participa de capacitação na Universidade Aberta de Portugal - Sedis

28 de janeiro de 2020

Uma redescoberta do Brasil por meio da Educação a Distância. Na tarde desta terça-feira (28), representantes da Universidade Aberta (UAb) de Portugal assistiram à apresentação oral da Coordenadora Pedagógica de EaD da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Lilian Giotto Zaros de Medeiros. O evento, realizado na sede da UAb/PT, em Lisboa, marcou o encerramento de um período de 3 meses de capacitação na universidade portuguesa.

Lilian Medeiros falou sobre a expertise da UFRN e a contribuição histórica da Secretaria de Educação a Distância para o fortalecimento da EaD no Rio Grande do Norte e no território brasileiro, além de destacar os desafios e as perspectivas para os próximos anos nessa modalidade de ensino.

Troca de conhecimentos

De acordo com a professora da UFRN, esse período de capacitação na UAb/PT permitiu conhecer um novo modelo pedagógico virtual, trocar experiências com docentes da modalidade e compartilhar preocupações que se assemelham entre os dois países.

Ainda segundo ela, a partir desse compartilhamento de saberes, serão firmadas iniciativas para o fortalecimento da EaD na UFRN, propondo estratégias de ações centradas na capacitação docente e nas formas de minimizar a evasão de alunos nos cursos de graduação a distância.

Relações fortalecidas

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância que atua em Portugal. Vários professores do Departamento de Ciências e Tecnologia da UAb/PT prestigiaram esse momento de fechamento de um ciclo de consolidação das relações entre educadores brasileiros e portugueses.

Entre os presentes, estavam Teresa Oliveira, Coordenadora do Departamento, Amílcar Oliveira e o professor Vitor Rocio, responsável por recepcionar durante esses meses, além da professora Lilian Medeiros, o professor Henrique Rocha de Medeiros, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Henrique Medeiros, que é professor do curso de Biologia EaD, apresentou algumas possibilidades de parcerias entre a UFRN e a UAb/PT em nível de pós-graduação.

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, notícias, parceria, UFRN