Colaboradora da SEDIS desenvolve pesquisa de mestrado sobre impacto de produções audiovisuais na divulgação de investigações em saúde - Sedis

4 de junho de 2021

Uma pesquisa desenvolvida entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT) pretende avaliar a maneira como as produções audiovisuais podem ser usadas como ferramentas de divulgação de ações de investigação em saúde. A iniciativa faz parte do conjunto de metas do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, mais conhecido como “Sífilis Não”, coordenado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

O estudo compõe parte do núcleo de uma dissertação de mestrado que será apresentada junto à UAb/PT e o público-alvo do estudo são jovens de 18 a 29 anos. Além de avaliar de que forma o audiovisual pode se apresentar como uma ferramenta de divulgação de pesquisas em saúde, relacionadas à sífilis, especificamente, a ação também visa compreender como tais recursos podem contribuir para uma maior adesão ao conhecimento científico por essa parcela da população.

Responsável pela pesquisa, Suelayne Cris Medeiros de Sousa, estudante do Curso de Mestrado em Relações Interculturais da UAb/PT, é editora de imagem do Setor Audiovisual da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e pesquisadora de Comunicação do LAIS/UFRN. De acordo com ela, para o êxito de seu estudo científico, é necessária a contribuição de pessoas que se enquadrem nesse perfil com o preenchimento de um formulário de internet.

A produção científica é orientada pela Professora Associada da UAb/PT, Natália Ramos, do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e responsável pelo Grupo de Investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento e co-orientada pelo Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFRN e pesquisador do LAIS/UFRN, Juciano Lacerda. Se você está na faixa etária inserida dentro desse contexto e quer contribuir com a coleta de dados, acesse <http://bit.ly/QuestionárioAudiovisual>.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN com colaboração de Arthur Barbalho – ASCOM/LAIS

Categoria: LAIS, notícias, parceria, Pesquisa, Sífilis Não, UAb/PT, UFRN