Cartilhas educativas sobre insetos transmissores de doenças são lançadas em formato de e-book - Sedis

9 de abril de 2021

Popularizar o conhecimento científico é o desafio diário de muitos pesquisadores que atuam nas universidades brasileiras. Sabendo disso, o estudante de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cássio Lázaro Silva Inacio, tomou a inciativa de produzir três cartilhas educativas que explicam, de uma forma lúdica, temas relacionados às pesquisas desenvolvidas por ele dentro do Laboratório de Pesquisa em Entomologia (LABENT) do Centro de Biociências da UFRN.

Natural de Currais Novos, interior do estado, filho de uma costureira e de um vendedor aposentado, Cássio Lázaro conta que sua família inspirou a produção das publicações: “a ideia surgiu a partir da necessidade de explicar aos meus pais, de forma clara e fácil, o trabalho que desenvolvi durante meu doutorado”. Como a maioria dos estudos sobre insetos é publicada em inglês e apresenta termos científicos complexos, o doutorando viu a possibilidade de ampliar o alcance do público para os trabalhos acadêmicos.

As publicações integram o Projeto Culicídeos e Arboviroses: Biotecnologia e controle de vetores. De acordo com Fátima Ximenes, professora e pesquisadora do Centro de Biociências da UFRN, que orienta o estudante e colaborou com a escrita, as cartilhas “O dia a dia de um mosquito por Dona Gigi”, “Um mosquito na caatinga” e “Pesquisando mosquitos no Parque das Dunas” despertam a consciência ambiental. Com a degradação do meio ambiente e as mudanças climáticas, os mosquitos vetores de doenças como a dengue e o vírus Zika estão se adaptando às áreas urbanas e isso traz sérios riscos para a saúde coletiva.

As cartilhas foram publicadas pelo selo da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) para livros eletrônicos e podem ser acessadas no Repositório Institucional da Universidade. “Esperamos que as cartilhas sejam bem aceitas e tenham uma leitura prazerosa. Em tempos de pandemia de covid-19, creio que qualquer leitura possa ajudar a amenizar o estresse”, conclui Cássio Lázaro.

Clique sobre os títulos, baixe as publicações e inicie esse passeio virtual pelo mundo dos insetos em território potiguar.

– “O dia a dia de um mosquito por Dona Gigi

– “Um mosquito na caatinga

– “Pesquisando mosquitos no Parque das Dunas

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN